Erros na contabilidade que você não pode cometer

Categorias: Notícias

Tudo na vida está sujeito a falhas, mas quando falamos de contabilidade esses erros podem colocar em risco a organização do negócio, afetar a administração da empresa e até mesmo gerar multas e bloqueios judiciais. Por essas razões é fundamental evitar falhas rotineiras nessa área.

 

A contratação de um bom contador ou um escritório especializado são de suma importância nessas horas, pois eles são capazes de traçar as melhores estratégias de organização.

 

Nesse artigo iremos mostrar quais são os principais erros que precisam ser evitados pelas empresas. Continue acompanhando!

 

Falhas na contabilidade que precisam ser evitadas

 

Veja a seguir algumas práticas que são prejudiciais para as empresas:

Não emitir notas fiscais

Apenas o Microempreendedor Individual não tem o dever de emitir nota fiscal, mas existem algumas exceções para essa regra, como: quando a compra é realizada para outra empresa ou quando o consumidor exige a emissão do documento.

 

A emissão de nota fiscal é um dever de micro, pequenas, médias e grandes empresas. O empresário que não cumpre essa obrigação pode ter que lidar com algumas consequências, como multas, processos e atuação de fiscalização.

 

Importante: O ato de deixar de emitir a nota fiscal faz com que o empresário retenha impostos, não registre a venda e comprometa a gestão do negócio. Isso expõe o empreendimento à ilegalidade.

 

Não contratar um profissional especializado

Vários empresários falham quando escolhem não contratar um contador. Esse profissional ajuda a organizar os deveres fiscais do negócio, orienta sobre as obrigações trabalhistas, gerencia a entrada e saída de recursos e realiza a declaração de imposto de renda. Além disso, o contador também tem o dever de evitar os problemas fiscais relacionados à Receita Federal e a outros órgãos do governo.

 

Não realizar um planejamento de tributos

Em nosso país, os empresários investem muito tempo para calcular e definir os pagamentos de tributos.

 

O planejamento tributário otimiza a realização dessas tarefas fiscais, apontando as melhores estratégias para evitar perdas de tempo e identificar as melhores possibilidades e prazos para pagamentos de impostos.

 

Falhas nos cálculos

Os erros nos cálculos no instante da organização de pagamentos de impostos normalmente ocorrem quando o empresário não contrata um bom contador ou quando a empresa repassa informações incorretas calculadas pelo próprio gestor ou equipe administrativa. Vale lembrar, que esses dados incorretos não passaram por revisão.

 

Como evitar esses erros?

Para que esse tipo de falha seja evitada é necessário revisar as informações, avaliar cada situação e conferir cada conta que não foi inserida de forma presencial na planilha. Algumas questões necessitam de uma atenção especial, como: atualização do fluxo de caixa, registro no livro contábil e pagamento de funcionários.

 

Erros de digitação

Esse tipo de falha pode provocar alguns problemas e perdas de informações para fazer o fechamento das contas e das confirmações fiscais.

 

Misturar contas pessoais com contas da empresa

Tanto os investimentos da empresa, quanto as retiradas precisam de planejamento para acontecer. O empresário que saca dinheiro da conta da empresa para pagar gastos pessoais pode perder o fluxo financeiro.

 

Vantagens de manter as contas da empresa e as contas pessoais separadas

O empresário que não mistura os dois tipos de contas está zelando pelo sucesso financeiro da empresa e tem uma visão mais clara do faturamento do negócio.

 

Não registrar dados

Todas as informações financeiras e fiscais devem ser registradas e analisadas. Essa prática é importante para apontar todas as entradas e saídas de dinheiro.

 

Fazer as tarefas de forma manual

Com o aumento de fluxos financeiros, a emissão de notas e digitalização de pagamentos de tributos, a digitalização de processos de organização fiscal e financeira do negócio tornou- se um dever.

 

Importante: Para a organização de informações digitais é essencial que empresários contratem aplicativos e serviços de contabilidade digital.

 

Falta de treinamento da equipe

A falta de treinamento da equipe pode impactar negativamente no andamento da empresa, pois mesmo que a empresa tenha ótimos equipamentos e acesso a serviços digitalizados, sem uma equipe capacitada nada disso é útil.

 

Fonte: Jornal Contábil

120x120

Comente

O seu endereço de email não será publicado