Abono Salarial: revisão da Dataprev habilita 1,6 mi de trabalhadores para recebimento

Categorias: Notícias

O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou nesta quarta-feira (16) a inclusão de 1,6 milhão de brasileiros no recebimento do Abono Salarial do PIS/Pasep neste ano.

 

 

Os trabalhadores foram habilitados após o reprocessamento de dados da Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, que analisou 2 milhões de cadastros que ainda não estavam recebendo o abono, após inconsistências ocorridas em fevereiro nos cadastros.

 

 

“Devido a inconsistências de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) – enviadas pelas empresas –, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, anunciou a Dataprev.

 

 

A consulta para verificar se o cidadão foi incluído no recebimento já está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho digital (CTPS Digital nas lojas dos smartphones) ou no Portal Gov.br.

 

 

Com as novas inclusões, o número de brasileiros que terão direito ao PIS/Pasep em 2022 subiu para 24,2 milhões.

 

 

O acerto do Abono Salarial é um momento muito aguardado pela população, já que os pagamentos ficaram suspensos desde 2020.

 

Calendário de acerto do reprocessamento

 

Trabalhadores que foram habilitados para recebimento no reprocessamento da Dataprev poderão receber os valores ainda no mês de março, em um novo lote de pagamentos.

 

Recebem no dia 29 deste mês aqueles que deveriam ter recebido originalmente em fevereiro. E no dia 31, o pagamento será para quem deveria receber em março.

 

 

Fonte: Portal Contábeis

 

 

 

 

120x120

Comente

O seu endereço de email não será publicado