A RAIS não deve ser entregue por empresas do grupo 1 e 2

Categorias: Notícias

Com a implementação do eSocial, as empresas dos grupos 1 e 2 que já enviam seus eventos periódicos (folha de pagamento) pelo eSocial estão dispensadas da entrega da RAIS, inclusive estão até bloqueadas pelo programa GDRAIS, já que o envio se dá de forma automática pelo eSocial.

 

 

Importante observar que para o envio automático funcionar é preciso que as entregas dos eventos periódicos estejam todas alinhadas no portal.  Ou seja, para a RAIS referente ao ano-base 2021, as folhas de janeiro/2021 a dezembro/2021, inclusive a do 13° salário, devem estar todas enviadas e fechadas no portal do eSocial. Caso não estejam, é necessário regularizar o quanto antes, pois é por meio desses envios que o governo coleta dados para efetuar o pagamento do abono PIS.

 

 

Como saber em qual grupo a minha empresa se encaixa?

 

Caso não saiba em qual grupo sua empresa está enquadrada, há duas maneiras de consultar:

  • Você pode verificar com o responsável pela parte fiscal da empresa.
  • Você pode consultar o início da obrigatoriedade de envio das informações ao eSocial e da DCTFWeb por meio de uma ferramenta disponibilizada pela Receita Federal em maio de 2019 no portal do eSocial.

 

 

Como fazer a consulta dentro do portal?

Com o certificado digital da empresa ou do procurador, basta acessar o portal do eSocial e, na aba Empregador/Contribuinte > Consulta obrigatoriedade e realizar a pesquisa.

 

 

 

 

 

Por: Natalia Claudino

 

 

 

120x120

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado