Dentre as diversas mudanças feitas na reforma trabalhista de 2017 destaca-se principalmente, a rescisão por acordo, muito comum no mundo corporativo. Uma dessas alterações foi a rescisão por acordo ou rescisão contratual por mútuo acordo. É muito comum o famoso acordo na rescisão nas relações de trabalho, onde é combinado de uma maneira não legal, entre o empregador e empregado a demissão com a devolução da multa do FGTS para o empregador. A reforma na nova legislação trabalhista contemplou essa situação e legalizou de uma vez por todas, essa prática com algumas regras das quais precisam ser seguidas:

O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas por metade as verbas do aviso prévio, se indenizado, metade da multa do Fundo de Garantia do Tempo de serviço;


O empregado poderá sacar seu FGTS, porém limitado a 80% dos valores já depositados e a rescisão por acordo não dá ao empregado o direito de requerer o seguro desemprego.


Do que expusemos, é fundamental para o empregado que formule um pedido expresso e de próprio punho, requerendo esta modalidade de rescisão e declarando que o faz de livre e espontânea vontade, e que se encontra ciente das verbas que serão pagas pela sua dispensa, as quais deverão ser discriminadas no documento em questão.

 


 

 

Postado em: 04/08/2020 09:51:29

O programa Microempreendedor Individual (MEI), desde 2008, tornou mais proativa a inciativa de empreender, desenvolvendo processos que amenizam a parte burocrática, permitindo maior agilidade ao registrar serviços, como formais, no meio empresarial. A legalização das atividades econômicas possui menos encargos tributáveis, para que autônomos e microempresas possam crescer no mercado.

Abaixo estão os principais pontos para empreender com sucesso:

1. Defina o mercado que deseja atuar;

2. Faça uma pesquisa para "sentir" o mercado e perceber se o seu produto atende o público que deseja alcançar;

3. Veja quanto pode investir e compare com o que é necessário;

4. Tenha uma estimativa de retorno de capital e então fixe os valores para os serviços oferecidos.

 

Vantagens em Ser Microempreendedor Individual:

Taxa única para registro do CNPJ MEI: R$ 199,95;

Baixo Custo Mensal: R$ 49,90.

 

O Portal do Empreendedor - https://portaldoempreendedor.me/ informa e tira dúvidas dos futuros microempreendedores individuais e viabiliza a abertura da MEI pelo próprio site.

 

 

 

Postado em: 04/08/2020 09:41:40

A dispensa do empregado por motivo de abandono de emprego está prevista no artigo 482, alínea "i", da CLT e pode ser configurada quando o empregado falta ao trabalho sem justificativa, por um período superior a 30 dias ininterruptos.


O artigo 482, alínea "i", da CLT não especifica a quantidade mínima de faltas, porém os artigos 473 e 853 da CLT juntamente com a Súmula nº 32 do Tribunal Superior do Trabalho (TST),  nos levam entender que não existe a intenção do empregado em continuar suas funções, após os 30 dias de faltas sem justificativas.


Como medida preventiva a empresa deve enviar ao empregado que estiver faltando sem justificativas, cartas com aviso de recebimento ou telegrama comunicando o mesmo sobre a ausência ou a possibilidade de justificativa das faltas. Transcorrido o período superior a 30 dias corridos, a empresa pode enviar ao empregado o comunicado de dispensa sem justa causa e concluir o desligamento.

 

Fonte: Econet

 

Postado em: 04/08/2020 09:17:46

O momento do feedback é por muitas pessoas visto com maus olhos. Aplicar ou receber feedback, não é tarefa das mais fáceis, porém quanto maior a frequência que este ocorre, maior será a naturalidade e o feedback será encarado como um bate papo.

O feedback é uma ferramenta de extrema importância na gestão de desempenho dos colaboradores e este só tem sentido quando é enxergado como algo com efeito desenvolvedor, ou seja, deve ter foco no fato gerador e no que precisa ser melhorado.

Objetividade e clareza são características de um bom feedback. Além disso, este deve ser orientativo e ocorrer cotidianamente, sempre que a situação demandar - inclusive para elogiar o colaborador ou a equipe por uma meta alcançada.

O registro das informações do feedback é tão importante quanto o próprio feedback, pois o controle e monitoramento das ações que precisam ser realizadas somente serão possíveis quando se tem em mãos esses apontamentos. Além disso, as anotações feitas são como um documento de cada colaborador, o qual mostra as forças e deficiências de desempenho e proporciona à organização empresarial a oportunidade de entender e desenvolver melhor cada funcionário para que os resultados sejam atingidos da melhor forma.

Por fim, o feedback e o seu registro adequado possibilitam que as organizações invistam em planos de treinamento para desenvolver as competências deficientes que causam maior impacto nos desempenhos e alcance dos objetivos desejados.

 

Postado em: 30/07/2020 15:07:52

A alta usabilidade das redes sociais é a grande responsável pelo fato de recebemos uma quantidade expressiva de fake news todos os dias. O ideal é: não acreditar em tudo que se lê!

Dê uma olhada em nosso post de hoje e entenda melhor, como essa cultura de dissipação funciona, e como não acreditar em notícias falsas.

Todos os dias somos bombardeados por "informações" que recebemos através das redes sociais das quais participamos. Um amigo encaminha uma notícia intrigante, outro compartilha uma dica infalível, um link para obter produtos grátis. Mas, será que tudo que estamos consumindo na internet é verídico?

 É claro que não! Muitas publicações e compartilhamentos são feitos com o intuito de obter "ibope" ou até mesmo de infiltrar um vírus no seu computador ou no seu celular. Isso mesmo, existem pessoas mal-intencionadas disparando as chamadas "Fake News" ou notícias falsas, em português. E muitos de nós passam, essas fake news para frente, sem ter certeza de que seu conteúdo é verdadeiro.

A melhor maneira de evitar a propagação das fake news é desconfiar de tudo, principalmente, de conteúdos muito sensacionalistas, dicas de como ganhar dinheiro fácil, histórias mirabolantes, vindas de fontes não conhecidas. Jamais clique nos links desconhecidos, que em geral vem junto com as fake news e podem se tratar de vírus. Considere tudo fake, até que se prove o contrário. Faça uma pesquisa em sites de busca sobre o assunto. Já existem sites que confirmam ou desmentem notícias que circulam na internet. E o mais importante: somente compartilhe o conteúdo depois de se certificar que ele é verdadeiro!

 

Postado em: 30/07/2020 15:04:25