O que é Inteligência Artificial e como fazer o melhor uso da tecnologia na Contabilidade?

Postado em: Categorias: TecnologiaTagged , , , , , , , , , , , ia

Assunto muito explorado por diversos segmentos, a Inteligência Artificial, ou IA, nunca deixou de estar em evidência. Isto porque, com o avanço tecnológico, as pessoas se interessam cada vez mais pelo tema; o que é natural, afinal, estar a par das informações e benefícios que a tecnologia nos entrega deixou de ser hipótese para se tornar realidade. Acompanhe o post de hoje!

Sem tempo para ler? Ouça Agora!

 

 

Vamos começar com a palavra “Inteligência”, que, em seu termo literal, esclarece que está ligada à compreensão, entendimento, intelecto. Ou seja, é a capacidade de se adaptar a novas situações e compreender e resolver adversidades ou problemas.

 

A Inteligência Artificial (IA) não é um assunto novo, e provamos isso ao analisarmos produtos e serviços que há muito tempo já fazem parte da nossa rotina. Decerto você já ouviu termos, como: serviço inteligente, armazenamento inteligente, carro com tecnologia inteligente, e por aí vai.

 

A IA utiliza sistemas que facilitam a finalização de alguns serviços que, sem o avanço tecnológico, não seria viável. Devemos também citar que muitos dos que eram considerados “serviços inteligentes”, passam, hoje, por obsoletos, já que a ciência se transforma em um curto espaço de tempo.

 

A prova disso está na evolução dos softwares, sistemas operacionais, linguagens de programação, bancos de dados (incluindo banco de dados relacionais), computação em nuvem, dentre tantas outras transformações tecnológicas.

 

Atualmente, mesmo não sendo um especialista em tecnologia, é possível compreender com maior clareza o que cada software pode entregar, e isso significa que a Inteligência Artificial propicia uma nova forma de desenvolver soluções e está cada vez mais acessível.

 

Conceito

Portanto, o conceito, em diversas pesquisas, aponta a Inteligência Artificial como um avanço tecnológico, que permite que o sistema simule a inteligência humana. Além de realizar a programação de comandos específicos, ela pode tomar decisões autônomas, com base em padrões e em grandes bancos de dados.

 

Automação

O avanço tecnológico não para e provoca rupturas significativas, que alteram todo o relacionamento humano e, logo, suas atividades.

A automação nada mais é do que um sistema que utiliza processos automatizados para comandar e controlar mecanismos de seu próprio funcionamento.

O que no passado se levava um bom tempo para concluir, hoje, com a diversidade de ferramentas inteligentes, os processos ganharam eficiência na gestão de tempo, qualidade e segurança.

 

Contadores e a Inteligência Artificial

Diante de tantos recursos, todas as profissões teriam que acompanhar a evolução tecnológica, e com o setor contábil não seria diferente. A Inteligência Artificial modificou a maneira de exercer a contabilidade, passando a ser um recurso essencial, de apoio para contadores e otimização dos serviços.

 

A automatização dos processos possibilitou a execução de tarefas que anteriormente subtraiam muito o tempo do contador. Hoje, com ele ou juntamente com sua equipe de trabalho, podem contar com uma gestão efetiva, com softwares inteligentes de grande entrega.

 

Os programas desenvolvidos diretamente para este segmento envolvem sistemas operacionais, que vão desde softwares tributários a melhorias automáticas em programas que envolvem normas fiscais.

 

A tendência é que as inovações passem a ser constantes; o que já vem acontecendo, e cada uma delas, aplicada aos processamentos contábeis, contribui na qualidade e desempenho do serviço prestado.

 

Veja 6 exemplos de serviços que foram otimizados com uso da IA na contabilidade:

  1. Automatização na entrega de documentos, tanto entre escritórios como em órgãos governamentais;
  2. Transmissão de apontamentos fiscais, tributários e contábeis;
  3. Processos de auditoria;
  4. Processos conciliatórios;
  5. Controles de Estoque;
  6. Folha de Pagamento.

 

Sistemas em Nuvem

 

A Inteligência Artificial trouxe aos contadores o benefício de trabalhar com o sistema “Cloud Computing”, que nada mais é do que o armazenamento e compartilhamento de dados via internet.

 

A utilização dos sistemas em nuvem permite que os trabalhos desenvolvidos com base nos processos robóticos entreguem ao profissional contábil assertividade em suas atividades, trazendo às operações maior funcionalidade e abrangendo todo e qualquer tipo de organização, desde as grandes empresas às MPEs (Médias e Pequenas Empresas).

 

Contador preparado para o futuro

 

É engraçado falar do futuro quando citamos o avanço tecnológico, já que o hoje para a IA é o futuro, e o que se espera para novos tempos está além do que podemos imaginar, pois as soluções são alteradas e atualizadas em um curto espaço de tempo.

 

O que se espera do contador do “futuro” é que ele domine as ferramentas que levam a gestão para um nível de excelência, e que o mesmo realize seu trabalho de contador consultor.

 

Essa posição passa a ser possível quando, ao invés de se dedicar exaustivamente a alguns processos, este profissional passa a fazer uso dos recursos da IA, que o levarão a ter uma melhor gestão de tempo, podendo, deste modo, se dedicar mais ao cliente e aos procedimentos internos da empresa.

 

 

 

 

 

Por Vanessa Mandarano

Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.
Conheça a programação da Rádio Web Netspeed; https://radioweb.netspeed.com.br/
logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado