Ecommerce: Tecnologia avança e vendas online vive momento de ascensão

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A funcionalidade das vendas on-line tem apresentado uma constante evolução. Ao que parece, há para o setor uma previsão de maior ascensão daqui para frente. Mas, quais os passos necessários para se ter sucesso no e-commerce? Veja no nosso post de hoje!

 

 

Sem tempo para ler? Ouça agora!!

 

 

Você já notou que muitas transformações sociais, mesmo antes da pandemia, já estavam ocorrendo no mundo. É certo também considerar, claro, o fato de que os anos de 2020 e 2021 foram decisivos para as alterações no mercado e na maneira como o comportamento de consumo evidenciou diretamente este novo perfil de vendas no varejo eletrônico.

 

 

Como toda essa mudança, alguns pontos merecem a nossa atenção; afinal, o comércio eletrônico não consiste somente em iniciar um negócio on-line e colocá-lo na web. Por tamanha probabilidade de crescimento, é bem possível que os ambientes digitais passem a ser mais presentes no dia a dia das pessoas. 

 

 

A busca por serviços ágeis, com mobilidade, já é uma nova necessidade. Utilizar a tecnologia a favor dos processos necessários a cumprir é um grande despertar. Aliás, utilizar a tecnologia para facilitar sua relação com o cliente, é uma decisão valiosa. 

 

 

Assim sendo, no post de hoje vamos abordar como funciona o e-commerce e o processo de crescimento do comércio on-line, além de apresentar alguns passos a serem dados para se obter sucesso nas vendas on-line. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

 

  • O que é o e-commerce?
  • O que mudou com o novo comportamento de consumo?
  • Como as ferramentas digitais podem ajudar no crescimento das empresas on-line?
  • Como o setor contábil pode ajudar no seu negócio on-line?
  • Como obter mais segurança nas vendas on-line?
  • E-commerce: 3 Passos para garantir bons resultados no comércio on-line.

 

Até aqui, já é percebido que o comércio on-line superou barreiras, mostrou seus benefícios e, ao que tudo indica, veio para ficar.  

 

 

Para manter uma constância de vendas on-line, seja, de início, de maneira individual, seja em equipe, é preciso apontar alguns pontos fundamentais. Antes de escolher ferramentas, domínio, construção de site e conteúdo, é preciso lembrar que primeiro você precisa fundamentar a sua ideia e ter seu nicho claramente definido, para realizar uma venda com estratégia.  

 

O ambiente on-line exige uma outra forma de comunicação e não se restringe somente à entrega de produtos, mas de conteúdo que auxilie na comunicação com o cliente, entregando informação de qualidade, que trará ao seu negócio uma presença mais humana, além de ranquear suas negociações.

 

 

E-commerce no Brasil

 

O comércio on-line parece algo muito novo, mas, não é!

 

A modalidade despontou nos Estados Unidos há 51 anos. Aqui, no Brasil, há registros de vendas de livros relacionados a este assunto em 1996. Porém, o site Submarino aparece com maior destaque em 1999.

 

As ideias foram sendo adaptadas à necessidade real e o que prova isso é a transformação mundial, obtida a partir do início da pandemia. Vale destacar que, em relação a essa transformação contínua, já passamos pela busca de soluções. O momento, em uma escala de negócios, aponta para a geração de oportunidades.

 

O que fica claro, quanto ao consumo, é que o cliente de hoje busca benefícios, tais como praticidade, qualidade, informação, atendimento assertivo e humano; tudo isso alinhado a um preço justo.

 

É evidente que o e-commerce, no Brasil, tem muito a crescer e a implementar. Conforme aponta a Dr. e-commerce, empresa de Consultoria para este segmento, o comércio on-line brasileiro corresponde a 4% do volume total do varejo; o que significa que há muita esperança no potencial de crescimento deste modelo de negócio em nosso país.

 

 

Mercado digital

 

O mercado digital, apesar de não ser novo, continua em constante transformação, trazendo inovação para o mundo dos negócios, independentemente do segmento escolhido como forma de empreender. 

 

 

Mesmo com a crise, o mercado digital passa a certeza de vantagens para os novos negócios, incluindo os que ainda não estavam no ambiente digital e que, por maior necessidade, migraram do físico para a web ou decidiram manter sua empresa nas duas posições de venda, com lojas, escritórios, organizações com endereços físicos e on-line. 

 

O que mudou a partir do novo comportamento de consumo?

 

Você já percebeu como tem sido o processo de tomada de decisão de compra do consumidor?

 

Um exemplo dessa mudança de comportamento é a questão da aquisição Oferta X Produto. 

 

Vale lembrar que, de fato, o produto está relacionado ao que é adquirido. Por outro lado, a oferta se refere ao que é anunciado em relação ao produto, que é o bem ou o serviço prestado.

 

O que isso significa? Significa que, anteriormente, o consumo era mais focado na oferta de mercado e não no que o produto traria de benefício. Isso mudou!

 

Como consumidores, queremos saber primeiro do produto, o que ele soluciona, qual é realmente o benefício que este produto ou serviço trará e, somente depois, da oferta.

 

É por isso que a abordagem para o varejo on-line é totalmente diferente.

 

Como as ferramentas digitais podem ajudar no crescimento das empresas on-line?

 

O que seria das nossas atividades sem a internet? Há poucos dias, tivemos o apagão das principais redes sociais (a famosa tríade Zuckerberg), que abalou não só as ações da empresa, já recuperadas, como, também, diversos empreendedores.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 7 em cada 10 empreendedores brasileiros já trabalham com vendas on-line. Destes, 84% via WhatsApp, 54% via Instagram e 51% pelo Facebook.

 

Isso prova que utilizamos a internet para tudo! A pandemia só intensificou a utilização dos meios de comunicação no digital e abraçou o empreendedorismo, trazendo para as organizações soluções e meios de oferecer, com agilidade, seus produtos e/ou serviços.

 

Por consequência, as ferramentas digitais estão cada vez mais qualificadas para serem utilizadas como meio de desenvolvimento e ascensão da própria organização, oferecendo visibilidade, alcance e novos negócios.

 

São muitos os serviços, canais e mídias sociais que podem ser utilizados como estratégias digitais aplicadas ao comércio on-line, desde sites às tão utilizadas redes sociais.

 

 

Como o setor contábil pode ajudar no seu negócio on-line?

 

A contabilidade, independentemente do perfil do seu negócio, traz para o empreendedor, de diferentes áreas, melhores condições de executar suas atividades, aplicando a tecnologia como uma das ferramentas importantes para atingir novos resultados. 

 

A urgência em buscar soluções concretas, que viabilizassem a continuidade das atividades econômicas, também levou o setor contábil a desenvolver outras maneiras de atuação no mercado.

 

Mas, como a contabilidade pode ajudar no seu e-commerce?

 

A missão do contador, independentemente de sua empresa ser on-line ou não, é fazer sua gestão financeira e diagnosticar caminhos viáveis para o crescimento dela.

 

Existem, hoje, escritórios contábeis especializados em e-commerce, que oferecem, por exemplo, todos os serviços contábeis necessários para o varejo on-line, tais como: 

 

  • Abertura e Legalização da Loja On-line;
  • Gestão Tributária;
  • Balanço Patrimonial;
  • Balancetes de Verificação;
  • Capital de Giro;
  • Serviços fiscais;
  • Consultoria empresarial.

 

Como obter mais segurança nas vendas on-line?

 

Com o número crescente de negócios on-line, até mesmo em relação aos serviços de Contabilidade On-line, é preciso dar maior atenção à segurança no ambiente de rede. 

 

Ter acesso a dados e compartilhá-los em diversas plataformas, sites e programas que exigem cadastro são práticas que terão que ser adaptadas às regras de que dispõe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei preserva a liberdade do indivíduo, bem como informações confidenciais. 

 

Além disso, é preciso ter cautela com o domínio escolhido e com as senhas utilizadas, evitando navegar em outros sites com a conta da loja on-line logada ou deixá-la aberta mesmo sem utilizá-la. O ideal é deslogar a conta, se você não estiver atualizando os produtos na página ou gerenciando qualquer outra função. 

 

E-commerce: 3 Dicas para garantir bons resultados no comércio on-line

 

Depois de tudo o que você leu, agora veja 3 passos que vão te ajudar nas vendas on-line:

 

Dica #1 – Aposte em um site responsivo, que atenda, também, de maneira mobile


Acessar sites pelo celular é muito comum. Por isso, possuir um site responsivo, que atenda, da mesma forma, dispositivos mobiles, é essencial para fechar suas vendas. Agilidade, otimização de tempo e segurança são pontos importantes para uma boa experiência de compras no digital.

 

Dica #2 – Utilize as mídias sociais que mais se alinham ao seu negócio


Dentre tantas ações nas redes sociais, que ajudam nas vendas, temos, aqui, algumas, como: estar presente na mídia social que mais fala com o seu público e com o que você tem a oferecer; mostrar seus produtos; informar; atrair e manter sua rede atualizada.

 

Dica #3 – Dê destaque ao que você oferece


A experiência de comprar on-line, seja um produto ou um serviço, é bem diferente do que estar em contato direto com o seu cliente. O que quero dizer é que vender no off-line é totalmente diferente do on-line e, por isso, é fundamental que a apresentação do seu produto ou serviço esteja completa, valorizando cada detalhe e descrevendo-os de maneira clara, para que a venda aconteça sem nenhuma dúvida e com segurança.

 

 

Conclusão

 

Você percebeu que o e-commerce veio para ficar e, agora, já conhece os benefícios e sabe como a tecnologia pode aumentar a oportunidade de inserção e permanência no mercado. Não é um empreendimento difícil de lidar, porém, mais uma vez, a presença do contador, das ferramentas digitais e de sistemas seguros é imprescindível para a evolução do seu negócio on-line. Com essas dicas, você conseguirá obter muito mais resultados, e com rapidez.

 

Gostou? Quero te indicar alguns materiais que falam sobre tecnologia e que podem te ajudar!

 

Clique sobre eles, logo abaixo, e confira:

 ✓ Tecnologia de Mudança de Comportamento

 

 ✓ Realidade Aumentada e Realidade Virtual aplicadas nas empresas

 

✓ 5 passos para a transformação digital de sua Empresa

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano

Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

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