As 6 personalidades profissionais: você sabe qual é a sua?

Postado em: Categorias: Recursos HumanosTagged , , , , , , , , , blog personalidades

Você já teve a curiosidade de saber a sua personalidade profissional? Sim, nós temos uma personalidade profissional e conhecê-la nos impulsiona a evoluir e conquistar novos horizontes. Quer saber mais deste assunto? Acompanhe o post de hoje!

 

Sem tempo para ler? Ouça agora!

 

O cenário pós-pandêmico dá início a novas tendências de mercado, levando os profissionais a se adaptarem a uma nova realidade no mundo dos negócios. Não há dúvidas de que os tempos são outros e, por incrível que pareça, não é só por conta do avanço tecnológico com as mais diversas ferramentas digitais.

 

Tudo mudou a ponto de adotarmos posturas sociais e econômicas bem diferentes, basta observarmos algumas décadas anteriores e perceberemos o quão significativo essas mudanças têm sido para evolução humana.

 

Por consequência, o mercado mostra suas tendências e exige que cada vez mais, nós, enquanto profissionais, acompanhemos as expectativas do mundo dos negócios.

 

E como nos adequarmos às exigências que as profissões deste momento nos impõem?

 

Ser um bom profissional implica, nos dias atuais, não só o domínio técnico de determinada área, mas também, o autoconhecimento, que é o reconhecimento das habilidades e competências. Assim, com mais clareza, é possível traçar o seu projeto de vida e de carreira.

 

O profissional com a cara da revolução industrial já não tem mais espaço no mercado de trabalho. É claro que os gestores se preocupam com agilidade, produção e resultados, mas hoje as organizações buscam por personalidades consolidadas e unem diferentes perfis em suas equipes para que eles se completem.

 

Isso porque vivemos na era do conhecimento na qual criatividade, autonomia, trabalho colaborativo, habilidades e competências ressoam com mais força.

 

O perfil do colaborador também mudou. E por falar em personalidades profissionais, acredite, muitos, senão a maioria, dos processos seletivos utilizam a análise de personalidades para definir quem ocupará o cargo oferecido.

 

A dica é: antes de procurar por sua personalidade profissional, mapeie suas preferências pessoais, já que por meio da autoanálise é mais fácil identificar habilidades e competências, separando os pontos de maior sucesso dos que podem ser motivos de insucesso na jornada da sua carreira.

 

Agora é o momento certo de falarmos da teoria das personalidades profissionais. Este estudo teve início em 1917, quando Catharine Cook Briggs, curiosa para saber o porquê das pessoas, mesmo vivendo juntas, sendo da mesma família, serem tão diferentes em suas ações, passou a observar as pessoas e os seus comportamentos.

 

Porém, foi somente em 1921, com a publicação de “Os Tipos Psicológicos”, do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung que Briggs dedicou-se aos estudos da personalidade humana de forma sistemática. A partir daí, Isabel Briggs Myers, filha de Catharine, se uniu à mãe no estudo das personalidades e, em 1944, desenvolveram um indicador de personalidades.

 

O primeiro Manual de tipologia das personalidades – MTBI foi publicado pelas estudiosas em 1962, obra essa conhecida mundialmente. O intuito era fazer com que as pessoas, vivendo em um contexto pós-guerra, tivessem mais oportunidades de trabalho e, assim, se recolocassem no mercado.

 

No estudo das Briggs, foram catalogadas 16 personalidades. Separamos neste post 6 principais tipos de personalidades que podem ajudar na sua carreira.

 

Veja os 6 tipos de personalidades profissionais 

 

A seguir você irá conferir as características de cada personalidade de acordo com o teste que está disponível no final deste post!

 

1 – Protagonista

Protagonistas são líderes naturais, cheios de paixão e carisma. Formando cerca de 2% da população, essa é muitas vezes a personalidade de nossos políticos, nossos treinadores e nossos professores. Com uma confiança natural que gera influência, os Protagonistas têm grande orgulho e alegria em guiar os outros a trabalharem juntos para melhorarem a si mesmos e sua comunidade, estendendo a mão e inspirando outros a conseguirem sucesso e fazerem o bem no mundo.

 

2  – Advogado 

A personalidade de Advogado é muito rara, representando menos de 1% da população, mas deixa sua marca no mundo. Os Advogados têm um sentido inato de idealismo e moralidade,

 

3 – Ativista

A personalidade Ativista é um verdadeiro espírito livre. Eles são geralmente os que alegram a festa e estão menos interessados na emoção pura e no prazer do momento do que em desfrutar das conexões sociais e emocionais que fazem com os outros. Encantadores, independentes, enérgicos e compassivos, os 7% da população que eles englobam certamente podem ser sentidos em qualquer multidão.

 

4 – Lógico 

O tipo de personalidade lógica constitui apenas 3% da população, o que é definitivamente uma característica boa, já que para eles não há nada mais triste do que ser “comum”. Os Lógicos se orgulham de sua inventividade e criatividade, sua perspectiva única e seu intelecto vigoroso. Geralmente conhecido como filósofo, pensador ou professor de sonho, o Lógico foi responsável por muitas descobertas científicas ao longo da história.

 

5 – Arquiteto

Os Arquitetos formam 2% da população e as mulheres com esse tipo de personalidade são especialmente raras, somam apenas 0,8% da população – muitas vezes é um desafio para eles encontrarem indivíduos com uma mentalidade semelhante que são capazes de acompanhar seu intelectualismo implacável e suas manobras de xadrez. Pessoas com o tipo de personalidade do Arquiteto são imaginativas e decisivas, ambiciosas, ainda que privadas, curiosas e estrategicamente capazes, por isso não desperdiçam energia.

 

6 – Inovador

O tipo de personalidade dos Inovadores é o advogado do diabo, prosperando no processo de retalhamento de argumentos e crenças e deixando as fitas derivarem no vento para que todos possam ver. Ao contrário das personalidades mais determinadas, os Inovadores não fazem isso por que estão tentando alcançar algum propósito mais profundo ou um objetivo estratégico, mas fazem porque simplesmente é divertido. Ninguém ama o processo de uma discussão mental mais do que os Inovadores, pois isso lhes dá a chance de exercerem sua inteligência sem esforço e empenharem sua ampla base de conhecimento acumulado e suas capacidade de conectar ideias diferentes para provar seus pontos.

 

 

Gostou?

Essas informações e o teste de personalidade você encontra no site 16personalities.

 

Para saber qual é a sua personalidade profissional, faça o teste e, depois, nos conte nos comentários se realmente refletiu suas características, clique no link abaixo:

https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

 

 

 

 

 

 

 

logotipo-netspeed

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano

Revisão: Beatriz Baptista

Design: Lucas Loreto

Áudio: Rosangela Diniz

Comente

O seu endereço de email não será publicado