Marketing Pessoal: você sabe como utilizar essa ferramenta?

Postado em: Categorias: MarketingTagged , MicrosoftTeams-image (22)

Conquistar autoridade, ser especialista, garantir as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Você já tentou desenvolver um perfil mais interessante, capaz de chamar a atenção para suas habilidades e competências, mas não tem alcançado bons resultados? Se sua resposta foi sim, acompanhe o post de hoje e mude sua estratégia.

 

Sem tempo para ler? Ouça agora!

 

 

O mercado de trabalho sempre foi competitivo, exigindo do profissional um alto desempenho. Além disso, se observarmos bem, temos um novo padrão de contratações influenciado, entre outros fatores, pelas facilidades que a tecnologia movimenta. A busca, agora, é por um profissional que está alinhado às inovações em diferentes esferas.

 

A gestão de pessoas chama atenção para um ponto essencial: Soft Skills. O assunto ganhou destaque no que se refere à gestão de pessoas, afinal, estudos já realizados comprovam que incorporar as Soft Skills na contratação, bem como na rotina das atividades, abre a vantagem de alcançar resultados mais positivos.

 

Por isso, fica nítido que o que o mercado espera hoje do profissional vai além da sua certificação, dos seus cursos de especialização ou qualquer outro tipo de formação. Esses detalhes são importantes, sim. Entretanto, desenvolver pontos essenciais que só com nossas habilidades e competências, bem desenvolvidas, podemos conquistar.

 

Até aqui, você já deve ter percebido que, na verdade, se autopromover vai além de apenas apresentar um bom curriculum vitae.

 

Se o mercado incorporou a tecnologia como uma de suas ferramentas principais, como estar presente no meio digital de maneira atrativa, pronto para “vender” seu serviço?

A melhor resposta está no Marketing Pessoal. O caminho está em desenvolver estratégias que favoreçam a abertura de mercado e oportunidades.

 

O Marketing Pessoal é o meio de identificar as melhores oportunidades que o mercado precisa, além de pontuar as suas habilidades pessoais e utilizá-las como uma ótima opção para atender as necessidades da empresa.

 

Vamos entender melhor!

É importante que, antes de definir as suas estratégias, os seus objetivos estejam bem claros. Para esse passo, o autoconhecimento é fundamental.

 

Precisamos saber de verdade aonde queremos chegar, qual é a nossa missão de vida e, sem dúvida alguma, elencar as nossas habilidades e os nossos talentos para que essa estratégia seja clara. Não se esqueça de levar em conta os seus valores, principalmente aqueles que não estão abertos a negociações.

 

Assim você pode começar a desenhar seu plano de ação e estabelecer para si uma data limite para concluir seu programa e concretizar seus objetivos.

 

Organize seu plano de ação

Aqui no nosso blog, já falamos sobre o método 5W2H, indicamos muito essa leitura, assim você poderá ver com detalhes como elaborar passo a passo o seu plano de ação.

O planejamento é essencial para clarear os caminhos que deverão ser percorridos no processo. Por isso, entender sobre a gestão 5W2H, que é um modelo simples e com aplicabilidade eficiente, auxiliará você a identificar quais objetivos e metas são mais alcançáveis.

Aliás, a partir do plano de ação alinhado, considere conhecer mais sobre a Análise SWOT, que remete a Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A lista analisará seu perfil, organizando conhecimentos, habilidades, dificuldades, qualidade de relacionamentos, saúde etc.

 

Agora sim, veja as 5 principais dicas para utilizar o Marketing Pessoal como uma ferramenta estratégica!

5 dicas para você melhorar o seu Marketing Pessoal

 

Essas dicas são fantásticas, porque trazem resultados rápidos, isso se você realmente tiver definido seu plano de ação, observando com atenção o que tem influenciado o mercado.

 

Veja-as a seguir! Separamos 5 dicas para você fazer o melhor uso do Marketing Pessoal!

 

Dica #1

Cuide da sua comunicação

Comunicar-se bem é o princípio de tudo! Procure ser autêntico(a), afinal você é sua marca.  Nada melhor do que ser você mesmo, sabendo valorizar o seu repertório e usar uma linguagem apropriada com o seu público.

Isso não só agiliza o processo como permite que você mostre exatamente o que tem a oferecer.

Ademais, dê atenção para estes três pontos:

  • Ouça – Dê preferência para ouvir, se atentar aos detalhes e observar;
  • Acrescente – Amplie seu conhecimento, isso trará maior segurança e dará maiores chances de conquistar melhores resultados;
  • Comunique – Dedique-se a desenvolver a habilidade de falar em público, assim você levará a sua mensagem de maneira direta e poderá conquistar mais empatia e autoridade.

… … …

Dica #2

Autocuidado

Como você deseja ser visto? Responda essa pergunta e analise o que pode melhorar na sua imagem pessoal. Cuide detalhadamente da sua aparência, você é seu cartão de visitas, então capriche, defina seu estilo, porém não perca sua autenticidade.

… … …

Dica #3

Desenvolva a empatia e mantenha a cordialidade

Você sabia que empatia e inteligência emocional são habilidades que para algumas empresas aparecem como um dos principais critérios para efetivar uma contratação?

Pois bem, ser empático faz toda diferença no ambiente profissional. Afinal, se identificar com o outro, ter sensibilidade, estar pronto para ouvir e se colocar no lugar do outro estabelece o convívio saudável no ambiente de trabalho, facilita a comunicação e pratica o respeito pela opinião de todos.

… … …

Dica #4

Descubra novas habilidades

Dedicar-se a novos cursos, ampliar seu conhecimento e dar-se a oportunidade de descobrir novas habilidades e competências só irá ajudar no processo de realização das suas metas.

Então, arrisque-se e continue a aprender e a explorar!

… … …

Dica #5

Não desvie do seu propósito

Até aqui você já deve ter percebido que Marketing Pessoal vai muito além de cuidar da imagem.

É importante definir uma área que você se identifica, torne-se especialista nela e seja reconhecido como tal. O mercado valoriza os especialistas e, geralmente, as pessoas tendem a lembrar com mais facilidade e, também, se identificar com profissionais que têm exatamente esse perfil.

 

… … …

Conclusão

 

Você percebeu que Marketing Pessoal não precisa ser uma tarefa difícil ou complicada. Na verdade, pode ser muito simples.

Com todas essas dicas, você terá muitos resultados. É preciso dar o primeiro passo, mudar os hábitos e acreditar que as mudanças, mesmo que simples, podem fazer total diferença nos seus resultados finais.

Assim, você criará uma boa vantagem competitiva no mercado, estará preparado para construir redes de contatos profissionais, sem contar na oportunidade de desenvolver um perfil profissional estratégico apto para estar presente em qualquer organização que desejar.

 

Texto: Vanessa Mandarano

Revisão: Beatriz Baptista

Arte: Lucas Loreto

Áudio: Rosangela Diniz

 

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado