Recursos Humanos: Análise Swot gestão do desempenho empresarial

Postado em: Categorias: GestãoTagged , , , , , , , , , swot 2

Você sabe o que significa Análise SWOT, para que serve e como aplicá-la no ambiente de trabalho?  Veja essas informações, e muitos mais detalhes, no post de hoje, que traz uma entrevista interessante sobre o tema e que conta com esclarecimentos da Analista de Negócios, Dhara Tozetto. Acompanhe!

 

No mês de outubro, falamos sobre “RH Estratégico”, e o assunto é amplo. Portanto, em um único post não temos como abordar tantas vertentes. Pensando nisso, no post de hoje trouxemos um dos auxiliares do perfil destes Recursos Humanos, que é dinâmico e eficiente.

 

É claro que o mercado vem buscando inovação constante, seja em produtos, serviços, tecnologia ou em modelos de gestão. Em muitos casos, esses gerentes definem novos costumes com sugestões confiáveis, ​​que podem servir como modelos para outras organizações.

 

O setor de Recursos Humanos tem seguido a evolução comportamental. É constante a realização de estudos e pesquisas que comprovam que certas ações (baseadas em pesquisas), aplicadas dentro de uma organização, são o caminho para se obter respostas efetivas, transformando cada uma delas em fonte de energia e motivação de diferentes equipes. 

 

A Análise SWOT ou Análise FOFA (interpretação da sigla adaptada e que remete a Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma destas ações que proporciona uma organização clara e facilita a gestão dentro das organizações. Veja os esclarecimentos de Dhara Tozetto: 

 

Netspeed: O que significa Análise SWOT?

Dhara Tozetto: A análise SWOT é uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico e na gestão do desempenho empresarial e dos colaboradores, para observar e refletir sobre o ambiente interno e externo. SWOT é um acrônimo para as palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threaths que, em português, significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

 

N: Qual é sua importância para o RH?

D.: A importância da utilização da análise SWOT para o RH é a constante busca por uma gestão empresarial de excelência, verificando o ambiente em que a empresa está inserida e também o ambiente interno, para que, dessa forma, seja possível saber quais serão as melhores estratégias a serem tomadas para que o objetivo final seja atingido.

 

 

N.: Como é possível adotar a Análise SWOT?

D.: A utilização da análise SWOT é bem simples, feita como uma matriz de 4 quadrantes, sendo que, em cada um, são colocadas as reflexões e observações do ambiente interno (Forças e Fraquezas) e do ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

 

 

N.: O que representa os quadrantes desta análise?

D.: São os 4 quadrantes da matriz, utilizados para inserir as observações, reflexões e informações sobre as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças referentes à empresa ou ao colaborador analisado. 

 

 

N.: Por que usar o método dentro das organizações?

D.: Para que seja feito o mapeamento do ambiente e, dessa forma, sejam tomadas as melhores decisões estratégicas, para que a empresa sempre se mantenha sustentável no mercado.

 

 

N.: Quando incorporar a metodologia na empresa? 

D.: A metodologia deverá ser incorporada na empresa sempre que se perceber as movimentações de mercado, notando o que os clientes em potencial buscam, o que os concorrentes entregam, qual é o diferencial da empresa e como é a sua gestão interna, sempre buscando atingir os objetivos do planejamento estratégico.

 

 

N.: Quais são os principais passos para colocá-la em prática?

D.: Para que seja colocada em prática, a análise do ambiente interno e externo da empresa deve ser algo feito sempre com base em reflexões, buscas de informações, análises de mercado, de clientes e potenciais clientes.

 

 

Quais são os benefícios trazidos pela Análise SWOT? 

D.: Os benefícios são vários, tais como tomadas de decisões mais assertivas e que sempre visam atingir um objetivo final.

 

 

 

Com estes esclarecimentos, agora é estudar o melhor caminho dentro da sua empresa e observar os resultados.

 

 

 

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano/ Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

 

 

 

 

 

 

 

 

rodape

 

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado