Pós-Pandemia dita novas tendências de consumo e mercado

Postado em: Categorias: GestãoTagged , , , , , , , , , mercado

É claro que as transformações que a pandemia nos trouxe ditam não só mudanças de comportamento social, como também nas relações de negócios e oportunidades. O meio empresarial, na conturbação inicial provocada pela chegada do vírus, não tinha sequer noção do que poderia ocorrer. Mas, mentes visionárias lidam com o agora, enxergando lá na frente. Acompanhe o post de hoje!

 


Por mais que não pareça, a pandemia está aí. As notícias seguem com seus números e novas paralisações pelo mundo. Porém, apesar de perdas de vidas, o mundo está em constante retomada. Isto é, não se pode encarar um único momento de recuperação, e sim um exercício constante de superação.



Como toda mudança, há períodos de adaptação. A nova realidade implica em comportamentos sociais diversos. De certa forma, o consumidor ditará como este “novo mundo dos negócios” será conduzido.



Não há receita de bolo, mas sim empenho em conhecer o cliente e somar com ferramentas que já são necessárias. A pandemia apenas nos mostrou, neste aspecto, que precisamos acompanhar o ritmo acelerado do desenvolvimento.



Com certeza, você, leitor, deve ter lido, ouvido e acompanhado títulos como o nosso de hoje: Como será o Pós-Pandemia? O que esperar do mercado de trabalho, das oportunidades de negócios e da retomada da economia?



O fato é que não se pode esperar uma resposta exata. É preciso deixar a intuição fluir, dedicar um tempo para conhecer este consumidor e prever sua necessidade. Até aqui, nada de tão novo, porém, como toda receita, há vários ingredientes que podem ser adicionados e que, conforme a mesma receita, podem também surpreender com detalhes exclusivos que só aquele que está à frente de sua marca é conhecedor dos caminhos.



Sim, é um momento digitalizado, e, quanto maior a afinidade com a tecnologia, melhor. Neste momento de transição, é preciso aliar-se às ferramentas digitais, aproveitando ao máximo os dispositivos, softwares, sistemas e redes sociais.



Veja algumas características deste novo conceito em consumo e o que se espera deste novo e atento consumidor. Acompanhe e perceba as novas tendências mercadológicas:

 

Agilidade e precisão


Se o universo dos negócios sempre exigiu agilidade e precisão na oferta de produtos e/ou entrega de serviços, o momento requer ainda mais atenção. O atendimento de qualidade, a atenção ao consumidor e a avaliação voltada ao comportamento deste consumidor estão em alta e devem ser levados em consideração. A aproximação com este cliente será fundamental para direcionar novos planos de ação.

 

Renovação


As expressões mais olvidadas neste período de pandemia continuam a valer plenamente. Fazer um balanço das atividades e rever o que deu certo e o que não despontou como o esperado, podem servir de parâmetro para fundamentar novos planos de ação.

 

Segurança e qualidade


Com certeza, a busca por serviços que transmitam segurança e estejam aliados à qualidade e ao preço, fará toda diferença. O consumidor está voltado a buscar atendimento, produtos e/ou serviços que passem segurança, qualidade e boa precificação.

 

Ambiente de trabalho


Mais uma vez, o isolamento, como bom professor, nos mostrou que sim, é possível manter relações de trabalho de maneira remota. A gestão de equipes remotas tende a crescer, e a proposta, antes vista com um certo preconceito, ganhou mais campo. É certo que muitos profissionais já desempenhavam suas funções neste formato, mas, para muitos, ainda é um desafio. Claro que, para cada segmento, uma conduta em particular. Porém, é preciso olhar além e perceber alguns benefícios, como custos diferenciados e minimizados. Aliás, você sabia que estudos já observados revelam que mais da metade dos profissionais de Recursos Humanos demonstram que o fato de ir até o local físico para marcar presença não está ligado à produtividade? Isso mesmo! Diante deste novo cenário, os resultados apontam para o contrário, o trabalho remoto trouxe, para muitos profissionais, satisfação e, por consequência, o aumento na produtividade. 

 

Sustentabilidade e responsabilidade social:


O custo-benefício, aqui, tem mais um adicional: o consumidor consciente estará, daqui para frente, mais ligado ao consumo sustentável. Se sua empresa não tem esse perfil, seria interessante repensar.

 

Negociação e flexibilidade


A maior preocupação dos empresários, hoje, também está relacionada à queda de consumo, já que, muitos, infelizmente, perderam seus empregos ou tiveram sua renda reduzida. Por isso, um novo padrão de consumo vem surgindo e produtos considerados vitais estão em voga, contudo, é algo variável e muda conforme o perfil desta persona. Mas, o consumidor tem dado preferência a detalhes importantes na oferta de produtos e/ou serviços: negociação, flexibilidade ao adquirir o produto, precificação e, claro, se atentar ao fato de que valor difere de preço, que cada cliente tem seu conceito de consumo formado, e que sua vivência é singular.

 

 

 

Mundo Digitalizado em busca 100% digital


Você pode até discordar, mas o fato é que ainda estamos no momento da digitalização. E você pode se perguntar: Não é o mesmo? Não, não é. No momento que vivemos uma mudança digitalizada, ainda temos a presença de muitos serviços físicos e que se estendem ao digital. Não estamos por inteiro no universo digital. Talvez, em um futuro próximo, muitos gestores optarão por oferecer seus serviços de maneira totalmente digital. A pandemia veio alertar para transições necessárias, e tivemos a prova disso com muitos serviços, inclusive públicos, que funcionam perfeitamente on-line. Não podemos deixar de considerar que, com o isolamento, muitos serviços já se reinventaram, foram ampliados e receberam investimento quanto ao atendimento on-line, disponibilizando ao seu cliente todas as vantagens que um negócio físico entrega, oferecendo ao consumidor a liberdade de escolher seu produto de onde ele estiver, com diversas possibilidades em prestação de serviço e vendas on-line de produtos alimentícios e vestuários, por exemplo. Se você nunca pensou em tornar seu negócio também digital, com certeza esse é o melhor momento, não só para ampliar negócios, buscar novas carreiras, mas também para se adaptar à nova realidade que já existe. Vale lembrar, que o seu cliente já não está no mesmo lugar, pois ganhou mobilidade e anseia por serviços ágeis, o que para o consumidor significa tempo ganho.

 

Qualidade de Vida


A pandemia também trouxe à tona questões sobre a qualidade de vida e os cuidados com a saúde. Na verdade, é um comportamento que já vinha sendo apresentado, mesmo porque a população mundial tem ganho longevidade. Mas, esses critérios foram intensificados, pois condutas como higiene, distanciamento, uso de máscara e todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) precisam ser cumpridas, o que denota uma alteração comportamental que busca resultados não meramente estéticos e sim ligados à longevidade, que incluem novos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e o zelo pela saúde mental. Uma boa opção é pensar também neste cliente e o que ele busca de informação. Entregar bons conteúdos sobre seus serviços, e de maneira humanizada, é uma excelente saída.

 

 

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano/ Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.
rodape

Comente

O seu endereço de email não será publicado