Gestão 4.0: Você já está preparado para ela?

Postado em: Categorias: Gestão Design sem nome (2)

Um dos assuntos mais populares entre os empreendedores é a gestão 4.0. As opiniões são muitas e divergem bastante entre si. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!

 

 

Gestão 4.0

 

Inspirada na Indústria 4.0, a gestão 4.0 tem como característica focar muito mais no cliente. Com os impactos tecnológicos que empresas de todos os segmentos vêm sofrendo, é o momento de render-se à modernidade. Essa gestão é muito mais focada em como as empresas e seus colaboradores interagem com seus clientes.

 

O objetivo da gestão 4.0 é proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e diferenciadas para os clientes. Para isso, é preciso que os gestores tornem as máquinas muito mais independentes e, assim, criem ciclos mais rápidos e precisos para que as pessoas possam consumir os seus produtos e adquirir seus serviços.

 

Porém, não é somente o relacionamento com o cliente que mudou na gestão 4.0. Todos os aspectos de uma empresa acabaram se modernizando e garantindo mais estabilidade. Esse tipo de gestão impacta ainda na forma de contratação, no perfil de colaborador que procuram, entre outros fatores.

 

Como é liderar na época da Gestão 4.0

 

Com tantas mudanças ocorrendo, não é de se estranhar que os líderes precisem mudar também. Afinal, muita coisa no seu papel acabou sofrendo modificações.

 

Hoje, com a gestão 4.0, os líderes precisam ter uma participação muito mais ativa com todos os funcionários da empresa. É preciso reaprender a observar, incentivar, compartilhar e engajar, a fim de criar movimentos inovadores e despertar de forma eficaz a criatividade e a inovação de todos os envolvidos.

 

Além disso, para gerenciar nessa nova era, é preciso que o gestor seja muito mais ágil. É preciso treinar a tomada de decisões em tempo real e facilitar a gestão de equipes.

 

Afinal, o ambiente está mudando em uma velocidade impactante e isso tudo exige rápida adaptabilidade e eficiência por parte da liderança da empresa.

 

É também importante observar se o gestor está aberto às novidades e impactos tecnológicos que a gestão 4.0 traz consigo. É preciso estar receptivo às mudanças e, de certa forma, saber como trabalhar com as mesmas, a fim de aprender novos processos de gerenciamento e agregar conhecimento.

 

Implementação da Gestão 4.0

 

De uns tempos para cá, os clientes estão cada vez mais exigentes com relação aos preços, qualidade e a forma como o serviço é oferecido e apresentado.

 

Para começar na gestão 4.0, primeiro é preciso transformar os processos de uma empresa, a fim de facilitar todas as atividades e buscar uma solução mais eficiente e prática.

 

Isso permitirá, sem dúvida, que os colaboradores atuem de forma mais autônoma, enquanto os gestores conseguem pensar e se dedicar a criar funções mais estratégicas.

 

Além disso, na gestão 4.0, é possível que a empresa e o gestor consigam focar mais na criatividade e na inovação, trabalhando de forma mais participativa e tomando decisões muito mais assertivas.

 

Porém, antes de implementar a gestão 4.0, é preciso verificar se a empresa segue esses requisitos:

 

  • Encara a tecnologia como uma aliada, e não como obstáculo;
  • Consegue dominar a tecnologia ou tem grande interesse em aprender;
  • Foca no valor da empresa e dos colaboradores;
  • Incentiva a criatividade de todos os envolvidos na empresa;
  • Realiza atualizações constantemente;
  • Direciona o foco para a inovação e produtividade;
  • Preocupa-se de maior forma com o atendimento.

 

Esses são apenas fatores iniciais para as empresas que querem ingressar e adotar a gestão 4.0. Caso esteja um pouco confuso ou a situação aparente não estar favorável no momento, é possível entrar em contato com a Netspeed e conhecer todos os sistemas versáteis de gerenciamento e gestão de pessoas que a empresa oferece.

 

Além disso, é possível visitar o blog da empresa e conhecer a Netspeed Revista.

 

Como saber se a empresa está realmente preparada para a Gestão 4.0

 

Antes de se adaptar às exigências que a tecnologia está impondo no mercado, é preciso verificar se todos dentro da empresa estão conscientes que mudanças serão necessárias, em diversos aspectos.

 

Para que isso ocorra, é preciso que todos os colaboradores e gestores mudem a forma de pensamento que possuem sobre o trabalho e reavaliem suas características.

 

É preciso dar maior força e vazão para características positivas como coragem, empatia pelo próximo, busca por inovação, vontade de aprender, sede por crescimento, etc. Logicamente, é preciso que até mesmo o RH da empresa esteja disposto a essas mudanças para assim encontrar e recrutar de forma ágil os profissionais que possuem exatamente esse perfil.

 

A partir desse momento é que começa a disseminação de uma nova forma de agir e pensar. É nesse momento que uma nova era e nova cultura acabam se instalando na empresa e também em todos os seus colaboradores.

 

A gestão 4.0 traz incríveis benefícios para as empresas que resolvem adotá-la, afinal, o maior investimento é o capital humano. Ou seja, além de toda a tecnologia que será implantada, é o desempenho e atitude dos profissionais que realmente farão a diferença dessa gestão ser sentida de forma notável nos resultados da empresa.

 

Colocar os colaboradores de forma mais participativa na tomada de decisões da empresa é algo que fará com que se sintam mais incluídos e dispostos a dar o melhor de si. O resultado será, sem dúvida, uma equipe extremamente forte e disposta para melhorar cada dia mais.

 

Além disso, é preciso que as empresas tomem conhecimento dessa gestão o quanto antes, para assim estarem sempre um passo à frente de seus concorrentes e conseguirem resultados muito mais satisfatórios.

 

Afinal, como já era de se esperar, a tecnologia e suas transformações estão tomando um rumo cada vez mais satisfatório e não é mais uma opção ficar para trás.

 

Com tanto conteúdo disponível na internet e diversos profissionais dispostos a ajudar com a gestão 4.0, é importante acompanhar lado a lado a tecnologia e todas as mudanças que ela está trazendo para dentro das empresas e para o relacionamento com o cliente.

 

Conheça mais sobre a empresa, produtos e conteúdos: www.netspeed.com.br e faça parte das nossas redes sociais: Netspeedbrasil.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado