Bom atendimento e negociação são fatores determinantes para o sucesso do seu negócio

Postado em: Categorias: Gestão atendimento

Alinhar serviços a um bom atendimento sempre foi de extrema importância para uma boa aceitação no mercado. Para alcançar o reconhecimento da marca do produto, muitos são os caminhos a trilhar e, dentre eles, estão dois fatores de extrema importância: o bom atendimento e a negociação. Confira o post de hoje e boa leitura!

 

 

 

O cenário atual ainda requer maior atenção. Os dados apresentados, até o momento, diante da pandemia, sobre empresas que sofreram perdas e que chegaram a encerrar suas atividades, não são irrelevantes. As medidas restritivas e de isolamento, mesmo com autorização de funcionamento, ainda causam impacto econômico.

 

 

Em contrapartida, há pesquisas animadoras, de novos empreendedores, surgindo no mercado. A estabilidade econômica será o foco principal das diferentes nações, e o pós-pandemia já é discutido, também, no meio empresarial, na busca de novas posturas administrativas e as pontuais alterações nas relações de trabalho.

 

 

O fato é que a atenção ao cliente e a humanização dos serviços são primordiais para manter os negócios e desviar-se da crise. Separamos alguns pontos importantes para que seu atendimento seja ainda mais promissor. No ramo contábil não é diferente, pois atender com precisão e responder ao cliente com agilidade são pontos determinantes para se firmar no mercado. Acompanhe!

 

 

 

Produto

 

É claro que você já sabe da importância de conhecer seus produtos e ter uma equipe afinada com as informações para comercializá-los, a fim de manter e conquistar novos clientes. Mas, a apresentação dos benefícios e o seu diferencial no mercado não bastam. O perfil do cliente, hoje, independentemente do produto, é de um consumidor extremamente informado. Portanto, o fato de ter uma equipe preparada para esclarecer dúvidas e resolver possíveis problemas está ligado à satisfação deste cliente em potencial.

 

 

Empatia

 

Para ter um atendimento de excelência, é fundamental ter empatia pelo outro. A atitude de se colocar no lugar do outro auxilia na resolução dos problemas e, buscar soluções, entendendo a “dor” do outro, é fundamental. Por isso, ouvir, antes de mais nada, é importante para traçar estratégias rápidas, que venham em resposta ao que é solicitado.

 

 

Comunicação 

 

A gestão dos procedimentos, neste quesito, precisa estar preparada para reconhecer, transmitir e colocar em prática mecanismos pertinentes, levando a organização a estar mais próxima de seus propósitos. De mais a mais, a comunicação, seja ela no ambiente interno da empresa ou com seus clientes, é ferramenta essencial que, quando bem utilizada, reverte possíveis quadros negativos e garante conquistas promissoras.

 

Não podemos deixar de citar a automação destes processos, pois a comunicação e a tecnologia, sincronizadas, nos garantem a precisão necessária para inúmeras situações. O setor contábil, atualmente, é cada vez mais digital, e o desenvolvimento de sistemas que facilitam as mais diversas operações possibilita o controle das solicitações dos clientes, garantindo a inovação  e a otimização dos processos nas organizações. 

 

 

Vale lembrar que a comunicação, entre organização e cliente, precisa transmitir segurança, ser assertiva e coerente. Não se deve prometer o que não pode ser cumprido! A confiança é a base do bom relacionamento com seu consumidor e é exatamente por isso que o discurso apresentado a ele deve ser instrutivo, a fim de sanar toda e qualquer dúvida, diante do “problema” apresentado. 

 

 

Já que falamos em ouvir o outro, e que a comunicação é um dos pontos estratégicos para manter este consumidor satisfeito, devemos lembrar que, além de agregar valor ao que você oferece, o diálogo assertivo e claro transmite credibilidade ao seu produto. 

 

 

Retorno e agilidade

 

A palavra “urgente” pode ser particularizada. Você pode estar se perguntando: Como assim? Simples! O que é urgente para um, pode não ser para outro. Porém, no atendimento ao cliente, esta colocação não é a mais indicada. Você se lembra da empatia pela “dor” do outro? Então!

 

 

Para manter o vínculo com seu cliente, o tempo de resposta é fundamental. O trabalho de diagnóstico, diante da adversidade apresentada, é trabalhoso e, em alguns casos, não acontece no momento do contato, por exigir maior dedicação à solução do problema. Contudo, é fundamental atentar-se às necessidades apresentadas, responder ao solicitante e ir em busca da saída que mais deixará seu cliente satisfeito. 

 

 

É importante investir em ferramentas que agreguem valor, para se chegar ao objetivo final: a satisfação do cliente. Como já citado, uma saída relevante é a utilização de Sistemas avançados, para melhor atender o seu consumidor. No caso da gestão contábil e de pessoas, muitos são os programas desenvolvidos para assessorar as atividades que seu negócio exige. Como, por exemplo, o Pacote Gestão, composto por sistemas versáteis que auxiliam no gerenciamento de diversas empresas .

 

 

Suporte

 

 

O atendimento é essencial para manter o vínculo com seu cliente, porém, garantir o suporte para as mais diversas ocasiões, também. É fundamental apurar e estar a par do cotidiano deste consumidor, para designar a ele, o recurso mais acertado. 

 

 

O suporte pode ser considerado um elemento de resolução indispensável para alcançar a excelência nos processos dentro das organizações.

 

 

Com o respaldo do suporte, seja ele de atendimento ou até mesmo de suporte técnico em TI, o cliente sente a segurança necessária para continuar com suas atividades.

 

 

 

E por falar em suporte técnico em TI, está claro que as novas relações de trabalho, que a pandemia trouxe à tona, farão com que atendimentos destinados a essa área sejam cada vez mais frequentes, o que nos dá a entender que não se trata de uma simples escolha, e sim de uma carência que as empresas necessitarão preencher, visto que o atendimento do Suporte Técnico vem para corroborar com as atividades rotineiras, apresentando soluções oportunas para manter o desempenho esperado.

 

 

Negociação

 

Por último, e não menos importante que todos os assuntos que elencamos no post de hoje, a negociação é um artifício inteligente na gestão de clientes. E se olharmos com maior atenção o quadro de empresas que estão superando a crise, ou que conseguiram driblar as estimativas negativas, uma das ações de gestão positiva está na negociação. Para se chegar a resultados que vão de contra a números nada promissores, é fundamental ter ciência do poder que a negociação possui ao lidar com o cliente e manter o lucro com precificação justa.

 

 

Além disso, a negociação está ligada, também, à comunicação, ou melhor, à arte de se comunicar bem. Um bom negociador só conseguirá êxito se dispor da habilidade de se relacionar com diversos perfis de cliente. 

 

 

Em alta estão os treinamentos baseados no Coaching e na Neolinguística, que auxiliam em melhores resultados para desenvolver ainda mais o poder de negociação em diferentes segmentos. 

 

 

 

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