5W2H: O que é?

Postado em: Categorias: GestãoTagged , , , , , , , , , , TAMANHO CERTO 5w2h

Plano de ação 5W2H, você já ouviu falar? No post de hoje, vamos tratar desse modelo de gestão, que agiliza os processos por ser eficaz e muito simples. Veja mais, na sequência!

 

 

Sem tempo para ler? Ouça Agora!

 

 

Dar início a novos projetos, conseguir resultados, testar processos e acertar o ponto de partida. O objetivo é este, quando damos vida a um planejamento, independentemente do ambiente de negócio em que se está inserido. 

 

A primeira dúvida, quando temos um insight de algo novo, é: Por onde começar?

 

Na verdade, não há como começar sem planejamento; isso porque estamos dando ênfase à vida profissional, mas vale para a vida como um todo.

 

O planejamento é essencial para clarear os caminhos que deverão ser percorridos no processo. Por isso, escolhemos falar sobre a gestão “5W2H”, que é um modelo simples e com aplicabilidade eficiente, no qual os objetivos e metas são alcançáveis.

 

A organização que a ferramenta propõe funciona para todo tipo de negócio e auxilia na definição de ações necessárias, com planejamento estratégico e de estimativas financeiras.

 

5w2h é uma ferramenta de gestão que, empregada no planejamento estratégico de empresas, organiza as ações e determina quais caminhos serão traçados para atingir suas metas.

 

O método demonstra como desenvolver o planejamento, com base em cronogramas e prazos, além de definir os responsáveis por cada tarefa, os recursos que serão necessários para determinada ação e o acompanhamento dos resultados.

 

Cada ação garante uma percepção mais completa das abordagens que devem ser aplicadas, em termos de planejamento estratégico.

 

 

Benefícios

 

A metodologia é utilizada para avaliar, acompanhar e garantir que as atividades sejam executadas com clareza e organização.

 

 

Veja o significado de cada sigla:

 

O termo vem do inglês e cada sigla tem um significado relevante. São eles:

 

5 Ws

Why – Por que será feito?

Está relacionado ao motivo da ação. Aqui é questionado o porquê determinada ação deve ser colocada em prática e qual é o real motivo da atividade requisitada.

 

Where – Onde será feito?

Isto é, indica realmente o local da ação. Será em um ambiente físico ou sua empresa é on-line? Será no ambiente virtual? Os detalhes são importantes para alinhar todas as ações.

 

When – Quando será feito?

Qual é o prazo previsto para a entrega do trabalho que deverá ser executado?

 

Who – Por quem será feito?

Neste passo, é importante identificar e destacar quem estará responsável por cada tarefa.

 

Os 2 Hs

 

How – Como será feito?

Aqui a informação está voltada a focar nos processos que serão adotados para alcançar a meta estabelecida, como o passo bem exemplificado.

 

How much – Qual será o custo?

Neste ponto, são avaliados os custos para cumprir com determinada ação. Quanto será necessário de investimento para executar os planos que foram elaborados?

 

Veja o exemplo:

 

 

MicrosoftTeams-image

 

 

 

Viu como é simples?!

Já existem plataformas que disponibilizam este modelo de gestão, que também pode ser desenvolvida por meio de um quadro, como o Kanban. O importante é que a ferramenta, independentemente de ser digital ou não, trará a segurança e a organização necessárias para cada equipe, garantindo cooperação, clareza e agilidade no desenvolvimento de cada atividade.

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano

Revisão: Leandro Lincoln

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.
Conheça a programação da Rádio Web Netspeed; https://radioweb.netspeed.com.br/

Comente

O seu endereço de email não será publicado