Como ser um bom líder: Características essenciais para ser bem-sucedido

Postado em: Categorias: Educação, Empreendedorismo, Empresarial, Financeiro, Liderança, Netspeed blog lider

Muitas pessoas buscam de forma incessante aprender todos os segredos para uma liderança efetiva. Logicamente, a questão de como ser um bom líder só é desenvolvida no cumprimento de seu papel. Porém, um líder sempre possui características intrínsecas de líder, mesmo que ele próprio não saiba disso.

O líder é aquela pessoa que, literalmente, lidera um grupo de pessoas. Quando a liderança é voltada para o meio profissional, é preciso que essa pessoa tenha paixão, visão, estratégia e outras habilidades.

 

Como ser um bom líder

Um líder nunca surge por acaso. Ele surge porque se destaca e possui um perfil diferenciado dos demais funcionários. Algumas características que mostram como ser um bom líder são:

 

Reconhecer os limites pessoais da sua equipe

O verdadeiro líder é aquele que possui consciência de que a sua equipe possui e precisa do seu próprio espaço. Isso significa que ele saberá como respeitar os limites de cada pessoa e não ser invasivo em relação à sua privacidade e demais assuntos que não lhe dizem respeito.

 

Além disso, o líder sabe como suprir as expectativas de cada funcionário, sempre prezando pelo respeito entre a liderança e seus subordinados.

 

Saber dar feedbacks construtivos

Para que todos os objetivos sejam atingidos, é preciso que a equipe trabalhe unida e focada nas suas funções.

 

Com a equipe trabalhando de forma alinhada e focada, o líder consegue analisar com uma visão mais estratégica sobre a situação atual e passar feedbacks construtivos para os colaboradores, determinando quais aspectos podem ser melhorados e quais estratégias serão mais efetivas para atingir os objetivos propostos.

 

Saber reconhecer um bom funcionário

O líder precisa, sim, demonstrar que está atento ao trabalho de cada um de seus colaboradores, tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Quando um funcionário possui um bom desempenho, um bom líder sempre ressalta e o parabeniza por tal feito.

 

Afinal, essa é uma das principais ferramentas da gestão de pessoas: saber reconhecer os pontos positivos nos funcionários. Assim, o funcionário consegue trabalhar muito mais motivado e com vontade de gerar melhores resultados, sabendo como ser um bom líder.

 

Tomar decisões assertivas

É preciso que um líder saiba como tomar decisões assertivas e resolver problemas com um jogo de cintura exemplar, mesmo aqueles que parecem ser o fim do mundo.

 

Porém, mais do que isso, um bom líder também deve saber tomar decisões e conseguir prever o que acontecerá antes mesmo de acontecer. Dessa forma, não será necessário perder tempo resolvendo “pepinos” desnecessários. O serviço deve ser bem feito e deve ser feito uma vez só!

 

Estimular de forma eficaz a inteligência coletiva

Um líder deve ter a humildade de entender e aceitar que nem sempre ele terá as respostas para tudo ou as melhores soluções. Com isso, é preciso sim ter humildade e recorrer à inteligência coletiva dos colaboradores.

 

É perfeitamente possível conversando, desenvolvendo e analisando juntamente à equipe obter uma solução de forma simples e eficaz. Assim, também é possível identificar qual funcionário tem aquele diferencial que todos procuram.

 

Saber pedir ajuda

Esse tópico é semelhante ao anterior, afinal, fala também em pedir ajuda quando necessário. Muito diferente do que se pensa, pedir ajuda não é nem de longe um sinal de fraqueza.

 

É preciso reconhecer as suas vulnerabilidades como líder e, assim, admitir quando um erro foi seu ou admitir que não tem ideia de como resolvê-lo. São nessas horas que vemos realmente com quem podemos contar dentro da equipe e também as pessoas que possuem as ideias mais criativas.

 

Além disso, nada impede de buscar uma empresa para que seja possível auxiliar na tomada de decisões e resolução de problemas, assim como a Netspeed, que conta com sistemas versáteis para o gerenciamento de empresas e demais serviços.

 

Seja um exemplo

É preciso que a equipe se sinta inspirada a ser como o líder, a ter o mesmo profissionalismo, paixão e dedicação que ele tem.

 

Por isso, é sempre importante que o líder chegue no horário, cumpra com suas tarefas, seja neutro, porém amigável com os funcionários, além de demonstrar profissionalismo e humildade.

 

É sempre válido que um líder apoie e incentive os funcionários e crie dentro deles a fagulha da esperança e da vontade de ser e fazer melhor.

 

Esteja atento às novidades

Mesmo que não seja na sua área de atuação, é preciso estar sempre um passo à frente e atento às novidades que cercam o meio profissional.

 

Não é necessário se tornar um especialista, mas é preciso saber o que está acontecendo no mercado financeiro, nas notícias diárias, na bolsa, etc. É essencial compreender a tecnologia e saber reconhecer todos os benefícios que ela pode trazer.

 

Como atingir um desempenho satisfatório na liderança

Muito mais do que seguir as dicas que foram citadas acima, é preciso ter disposição para se especializar e buscar preparo. Toda pessoa que almeja de uma forma ou de outra, se destacar entre os demais, precisa ser resiliente e não ter preguiça de trabalhar mais do que os outros.

 

Além disso, é preciso sim vestir a camisa da empresa e mostrar interesse em aprender e adquirir crescimento profissional. Tudo isso pode fazer uma enorme diferença na hora de um gestor pensar em um líder para aquela vaga que está em aberto.

 

É sempre válido ainda esculpir os comportamentos e personalidades e adequá-los às situações profissionais do dia a dia. É preciso saber separar a personalidade do líder, da personalidade pessoal.

 

Dentro da empresa, no papel de líder, é preciso ser imparcial e neutro e não existir favoritismo. Outro fator interessante é buscar aguçar cada vez mais as qualidades de um líder dentro de si mesmo.

 

Isso pode ser feito a partir do momento em que surge o interesse de buscar cursos, palestras, estudos e aperfeiçoamentos em geral. Isso sempre denota que você tem um interesse maior que os demais em se tornar um líder ou, caso já seja um, em estar em constante expansão e crescimento.

 

Porém, é preciso sempre colocar o respeito em primeiro lugar e saber que tudo tem a hora certa para acontecer.

 

O processo de como ser um bom líder, nada mais é do que plantar uma semente por dia e regá-la até que forneça bons frutos. Além disso, ser um líder é um aprendizado diário, cheio de conquistas e perdas, mas sempre um aprendizado.

 

 

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado