Metodologia ágil: Torne a gestão da empresa mais rápida e eficaz

Postado em: Categorias: Educação, Empreendedorismo, Gestão imagem blog

É fato que processos ultrapassados e pouco flexíveis estão ficando para trás, seja no mercado de trabalho ou em qualquer outro ambiente. Nesse sentido, empresas que desejam melhorar continuamente as suas operações, já estão se familiarizando com a metodologia ágil. Você sabe do que se trata?

 

Basicamente, a metodologia ágil é um modelo que propõe alternativas à gestão tradicional e tem como objetivo principal otimizar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, trazendo maior eficiência a eles. Esse método é muito vantajoso, especialmente, em setores ligados à tecnologia.

 

Quer entender como é possível transformar a gestão tradicional em uma gestão ágil a partir da metodologia ágil? Então leia este artigo até o final. Tenha uma boa leitura.

 

O que é metodologia ágil?

Em termos simples, a metodologia ágil é uma maneira de acelerar etapas de um determinado projeto de modo a fracioná-lo em entregas menores, agindo com times auto-organizados e fazendo uso da inteligência coletiva, ou seja, com equipes multidisciplinares com diferentes habilidades e competências para atingir cada meta das fases do projeto até a sua conclusão.

 

Este tipo de metodologia é muito utilizado, principalmente, em projetos de desenvolvimento de softwares, onde são desenvolvidas etapas subsequentes. Entretanto, a metodologia pode ser aplicada em praticamente todos os tipos de projetos e áreas de atuação empresarial.

 

Imagine a seguinte situação: você precisa de um veículo para se locomover ao trabalho, mas só poderá tê-lo à sua disposição em um período de dois meses. Nesse sentido, analisa-se o que é melhor: ficar parado, sem se locomover, esperando os dois meses até poder utilizar o veículo ou utilizar outros meios de transporte para ir ao trabalho até que se possa ter o veículo, como ônibus, Uber e até mesmo uma bicicleta?

 

Nesse sentido, o conceito de metodologia ágil entende que é melhor ter um produto para entregar – com a possibilidade dele ser melhorado continuamente – do que passar todo o processo até o final sem uma oferta, e depois o projeto acabar se tornando obsoleto, sendo facilmente engolido pelo concorrente.

 

 

O surgimento da metodologia ágil

Desde o início, a indústria de desenvolvimento de software seguiu uma metodologia tradicional, na qual eram seguidas determinadas fases para a conclusão de um projeto, sendo: levantamento e análise de requisitos, desenho da arquitetura, implementação, testes, produção e manutenção.

 

Trata-se de uma técnica correta, mas que é exageradamente rígida, na qual o processo se torna tão formal que impede que os clientes tenham acesso ao produto final na velocidade em que desejam.

 

Desta forma, com a maturação da indústria do software, acabou criando-se muitos problemas de atraso entre as necessidades do cliente e as entregas dos projetos finais. Com isso, era perceptível a necessidade de criar novas soluções.

 

Dessa problemática, então, criou-se a metodologia ágil, que tem como objetivo principal agilizar o desenvolvimento de projetos, principalmente, no que diz respeito à utilização de software pelo cliente.

 

Métodos de uso da metodologia ágil

Existem diferentes métodos que se utilizam dos processos ágeis para fortalecerem suas abordagens e, assim, tornarem os projetos e procedimentos em que são aplicados muito mais eficientes. Conheça abaixo alguns deles:

 

Scrum

Talvez um dos métodos mais conhecidos de implementação de agile, consiste em uma metodologia ágil para o planejamento e desenvolvimento de projetos (principalmente de softwares). Nele, seguindo bem o conceito da gestão ágil, os projetos são segmentados por ciclos mensais (conhecidos como sprints), que se baseiam em um time box (caixa de tempo) ou em um intervalo em que um determinado conjunto de atividades deve ser realizado.

Kanban

Já o Kanban, termo de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”, trata-se de um método organizacional com o objetivo principal de aumentar a produtividade e otimizar não só o tempo de realização das tarefas, como também o tempo de entrega.

 

O seu conceito está relacionado ao uso de “cartões”, “sinalizadores”, “luzes”, “post-it”, entre outros, que indicam o status de fluxos de produção em companhias de produção em série, por exemplo, o mesmo pode indicar também o status de transporte.

Lean

Lean é a metodologia anterior em relação ao manifesto ágil. Surgiu no Japão pós-guerra em indústrias automobilísticas que desejavam ser mais produtivas.

 

O método tem como objetivo principal o aumento da produtividade, a redução de custos, bem como o compartilhamento de informações e melhoria contínua. Portanto, tem sido cada vez mais adotado nos processos produtivos do mercado fabril.

 

É importante ter a consciência de que a metodologia ágil deve se tornar uma filosofia para a empresa. Como uma cultura organizacional com foco na gestão ágil.

 

E, além dos softwares que tornam a administração do negócio mais fácil e rápida, existem ainda outras medidas que devem participar de cada etapa do processo produtivo e, principalmente, estar presente na mente dos colaboradores.

 

Isso inclui, por exemplo, a inspeção constante de colaboradores e processos para ajudar a identificar falhas e auxiliar na motivação da equipe, bem como ações que contribuam para o relacionamento com os consumidores.

 

Para tanto, para aplicar a metodologia ágil dentro da sua empresa, basta buscar por soluções que o permitam ter uma gestão muito mais estratégica e que alavanque os seus negócios. O que não falta são opções para isso, basta encontrar aquilo que se adéqua às necessidades do negócio.

 

 

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado