Aprenda a fazer o controle de ponto corretamente em sua empresa

Postado em: Categorias: Empreendedorismo, Empresarial, Folha de Pagamento Accounting notes

Realizar o controle de ponto realmente é uma das tarefas mais trabalhosas, mas também uma das mais importantes do departamento pessoal. Entre as utilidades do controle de ponto, uma das principais é evitar prejuízos financeiros para a empresa e também evitar problemas com a Justiça do Trabalho.

Para tanto, essa prática consiste em documentar os horários de entrada e saída de funcionários para evitar tais problemas. Além disso, a partir do controle de ponto, é possível avaliar, com precisão, faltas, atrasos, férias e horas extras de funcionários.

 

Por muito tempo, o controle de ponto foi feito de maneira manual. No entanto, atualmente, com auxílio da tecnologia, é possível automatizar o controle de ponto, assim como existem algumas dicas essenciais que podem ajudar a fazer este controle.

 

Para entender mais a fundo como fazer o controle de pontos de forma eficaz na sua empresa, basta acompanhar este artigo até o final. Vamos lá? Tenha uma boa leitura.

 

O que é controle de ponto?

O controle de ponto nada mais é do que o registro da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Desta forma, fazer o controle de ponto significa registrar todos os horários que compõem um dia de trabalho do colaborador de uma empresa. Normalmente, isso inclui a entrada, a pausa, que pode ser de almoço, café ou jantar, a volta da pausa e a saída.

 

Qual a importância do controle de ponto?

Imagine se as empresas não tivessem o controle sobre os horários de seus funcionários? Sem saber que horas eles entram e que horas eles saem? Convenhamos que seria um verdadeiro caos, não é mesmo? Principalmente nos dias atuais.

 

Não ter o controle de ponto significa simplesmente não conseguir acompanhar a jornada dos colaboradores e ficar sem as informações necessárias para fechar a folha de ponto e conseguir realizar os pagamentos de forma correta, entre outras questões que estão envolvidas.

 

Por isso, ter um controle de ponto eficiente significa garantir o funcionamento saudável da empresa, além de ser uma forma eficiente de organização. Mas não é só isso. O controle de ponto serve ainda para:

 

  • Evitar processos trabalhistas: Principalmente no que diz respeito às horas extras. Dessa forma, com o controle de ponto você consegue ter total controle das horas extras que os funcionários realizam, eliminando a possibilidade de receber processos trabalhistas por isso e fazendo com que o funcionário e a empresa cumpram a lei;
  • Reduzir custos e erros operacionais: Ter um controle de ponto eficiente reduz significativamente os erros na folha de pagamento. Isso porque os registros impedem que pagamentos indevidos aconteçam. Além disso, com esse registro, a empresa fica respaldada caso venha sofrer alguma ação trabalhista no futuro;
  • Gestão de ponto eficiente: A partir de um controle de ponto eficaz, a empresa pode, consequentemente, realizar uma gestão de ponto mais eficiente, analisando déficits como faltas, atrasos, e até mesmo horas extras. A partir disso, a empresa consegue tomar decisões e promover ações que possam melhorar seu desempenho.

 

Como tornar o controle de ponto mais eficiente?

Veja abaixo algumas dicas para tornar a gestão de ponto realmente eficaz na empresa:

 

Invista no ponto eletrônico

É importante mencionar que o ponto eletrônico é o sistema mais confiável e seguro para realizar o registro dos horários dos colaboradores.

 

O controle, nesses casos, é feito pela leitura de um cartão magnético ou pela biometria. Depois disso, os dados são armazenados diretamente na memória do equipamento. No caso do ponto eletrônico, é obrigatório por lei emitir um comprovante impresso que possa ser guardado pelo funcionário, caso ele achar necessário para ter seu próprio controle.

 

Atualmente, já existem diferentes modelos de ponto eletrônico, até mesmo o ponto eletrônico mobile, que permite que o colaborador marque seus horários por meio de um aplicativo de celular.

 

Independente do tipo de ponto eletrônico, eles são de grande importância para uma gestão de ponto mais eficiente, pois permitem a fácil consulta de informações que proporciona à empresa mais segurança jurídica, uma vez que a jornada de trabalho dos funcionários pode ser facilmente comprovada por meio desses registros. Além disso, através dessa tecnologia, dificilmente o sistema de ponto pode ser burlado, especialmente em casos de leitura biométrica.

 

Estabeleça metas de controle de ponto

As metas são essenciais, independente do departamento ou tarefa. Com o controle de ponto não é diferente. Por isso, é importante traçar metas para analisar se a gestão de controle de ponto está sendo eficiente.

 

Isso pode ser feito de diferentes formas, como:

  • Identificar e analisar o volume de horas extras e verificar se elas realmente são necessárias para a produtividade do negócio;
  • Identificar e analisar as causas de atrasos, faltas e verificar de que modo elas impactam na produtividade da empresa;
  • Antecipar possíveis problemas com a lei motivados por possíveis falhas no controle de ponto.

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Você não pode deixar de utilizar a tecnologia para otimizar ainda mais o controle de ponto da empresa. O controle de ponto com sistemas integrados, como softwares de gestão, permite a quantificação das horas trabalhadas, por exemplo, uma ferramenta imprescindível para acompanhar o rendimento dos funcionários e analisar o papel de cada um e de que forma eles contribuem para o desenvolvimento do negócio.

 

Mas não é só isso. Algumas soluções funcionam até mesmo como um fator motivacional para a transparência das relações de trabalho. As soluções fornecem informações tanto para o RH, quanto para os próprios colaboradores, reforçando a lucidez sobre o trabalho de cada um.

 

A Netspeed, por exemplo, oferece soluções completas para o controle e gestão de ponto no seu negócio, que aumentam em muito a produtividade. Sistemas como esses permitem desde a importação de marcações, cálculo de horas extras, adicional noturno, atrasos, faltas, entre outras funções, até a impressão do cartão de ponto e integração direta com a folha de pagamento.

 

Sistemas como esses de controle de ponto, mais medidas adotadas pela empresa, podem realmente tornar o controle de ponto muito mais eficiente em sua empresa.

 

Solicite uma demonstração e teste grátis agora mesmo na sua empresa!

 

 

 

 

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado