5 erros comuns entre empreendedores que você deve evitar

Postado em: Categorias: Contabilidade, Educação, Empreendedorismo, Empresarial, Gestão, Tecnologia Netspeed-Blog-profissional-contabil

Conheça os principais equívocos cometidos por aqueles que decidem ter um negócio.


Ao empreender, existe a oportunidade de desbravar o novo e explorar possibilidades com mais autonomia. Entretanto, independente da área escolhida para desenvolver um negócio, haverá sempre obstáculos a serem enfrentados e superados.

Assim, nada melhor do que aprender com quem já percorreu esse caminho, não é mesmo? Nesse contexto, listamos 5 dentre os erros mais comuns de quem se propõe a empreender. Confira!

1. Centralização total das funções

Em muitos casos, quem está começando um negócio faz questão de que todas as decisões, inclusive as mais básicas, passem por sua avaliação antes de serem realizadas. Com isso, não organizam a empresa para funcionar na sua falta nem possibilitam que ela evolua.

Caso a organização e o dono sejam uma coisa só, toda vez que ele passa mal ou tem qualquer outro problema, o empreendimento sente o efeito. Além disso, o empresário fica sobrecarregado, o que pode prejudicar sua performance e inclusive sua saúde, por exagero de estresse.

As empresas que, em regra, conseguem crescer e têm sucesso permanente são aquelas com processos estruturados e funções bem definidas, que não se subordinam a uma única pessoa para existir.

2. Criar algo sem conhecimento de que há demanda por ele

Parcela significativa das organizações não se sustenta por ausência de clientes. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de que o planejamento não é realizado de maneira apropriada. Em outras palavras, o empresário crê que seu ponto de vista é bom, sem confirmá-lo no mercado.

De vez em quando, até são feitas algumas pesquisas para verificar, por exemplo, se, na localidade, há um número interessante de pessoas que se referem a seu público-alvo. Porém, isso não quer dizer que, porque elas integram o público-alvo, vão consumir o produto ou serviço.

Antes de aplicar recursos no aluguel, na reforma de imóveis bem como na criação de marca, é importante comprovar a demanda com algo próximo do que se deseja ofertar sem um investimento tão elevado. A partir do retorno dos clientes, é hora de examinar se é o caso de alterações ou até mesmo esquecer a ideia.

3. Não separar finanças pessoais com as da empresa

Do ponto de vista das finanças, o mais recomendado é ter duas contas diferentes na instituição financeira, isto é, uma para pessoa física e outra para pessoa jurídica. Entretanto, no início do empreendimento, isso nem sempre é possível.

É essencial, dessa forma, ao menos elaborar uma planilha específica a fim de distinguir as despesas empresariais das pessoais, evitando assim confundi-las, o que atrapalha o empresário a verificar o desempenho da empresa.

4. Não utilizar indicadores para mensurar desempenho

Realizar a tomada de decisão sem se apoiar em dados é algo arriscado. O aconselhável é que o empreendedor observe ao menos alguns indicadores básicos, tais como quanto ganha, quanto tem de despesa e quanto recebe por produto.

Sem isso, fica difícil constatar se a empresa está financeiramente bem e se há algo equivocado.

5. Menosprezar ações de marketing e divulgação

Independentemente do tamanho da organização, ações de comunicação devem ser desenvolvidas em qualquer empreendimento.

Marketing e divulgação são fundamentais para empresas em etapa inicial. Certas estratégias criativas podem ser aplicadas sem muitos custos, tais como enviar e-mail aos clientes, por exemplo, destacando promoções e novidades, colocar em prática um programa de fidelidade e estar ativo nas redes sociais.

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para conferir nosso post que aborda os principais tipos de sociedade empresarial

Não deixe, inclusive, de baixar a 13ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos conteúdos a respeito de Férias Trabalhistas, Inteligência Artificial, Honorários Contábeis e muito mais. Clique aqui e acesse já!

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

 logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado