Tecnologia e acompanhamento gerencial marcam presença na gestão Contábil

Postado em: Categorias: ContabilidadeTagged , , , , , , , , , contador

 

Veja as alterações no mercado contábil e quais são as habilidades e competências esperadas para exercer a profissão, e o que o mercado pode requisitar deste profissional em 2021. Acompanhe!

 

O ano de 2020 exigiu de todos uma mudança de comportamento e uma série de ajustes em nosso convívio social. Desde o início da pandemia, ficou claro que a convivência humana seria alterada e, por consequência, as relações de trabalho.

 

Profissionais de diferentes áreas precisaram se reinventar e adaptar suas atividades à nova realidade. O momento impõe suas mudanças. A pandemia intensificou a necessidade de integrar o “digital” no cotidiano, com a finalidade de agilizar processos e conectar pessoas.

 

 

Podemos afirmar que essa transformação atingiu a todos, inclusive o setor contábil. A atividade do contador, conhecida pela ampla responsabilidade em manter organizada a vida financeira e burocrática da empresa, percebeu um aumento significativo em suas atividades.

 

Em nove meses, o setor alterou sua maneira de trabalhar e atender as solicitações do mercado. O foco agora não está somente em cumprir com a rotina de trabalho que o contador possui, mas, em tempos de crise, este profissional, assumiu a missão de consultor. Foi necessária a aproximação de tal forma que os gestores passaram a contar com as diretrizes de seus contadores para efetivar decisões mais assertivas dentro da empresa.

 

É claro que você pode estar se perguntando: Como ter certeza do que o Mercado Contábil irá apresentar em 2021, se o ano não acabou?

 

Estamos há poucos meses de 2021 e, analisando o ano em que estamos, há como perceber o que será exigido do profissional contábil em 2021 e quais serão as melhores estratégias de negócio.

 

De maneira analítica, é possível acertar o alvo. A automação dos processos, para atender a demanda de trabalhos, veio para ficar. Não é uma inovação e sim uma real necessidade. A tecnologia permanecerá como uma ferramenta indispensável para se obter, não só, saldos positivos, mas também para manter uma organização ativa.

 

As reuniões on-line, os programas de interação via internet, a gestão de equipes home office, as consultorias digitais, a assistência digital contábil, são alternativas que poderão ser mantidas permanentemente.

 

O mercado obteve uma abertura de serviços e negócios significativos para o meio. A busca por soluções assertivas fez com que este profissional também buscasse soluções, e com maior movimento, ou seja, cumprir prazos, ser atuante na vida da empresa que está inserido ou que presta serviço, contando com a facilidade de sistemas que entregam a ele a segurança necessária para manter o desempenho do seu negócio.

 

Aliás, a consultoria consultiva ou gerencial tem sido apontada como uma das chaves decisivas para se obter êxito na profissão. Para tanto, é preciso preparo e atenção. Não basta contar com sistemas que agilizam os processos, será preciso alinhar tecnologia, formação, inteligência emocional e expertise.

 

Profissionais Plurivalentes

 

 

É claro que cada um de nós tem uma ou mais áreas em que se destacam e chamam a atenção. Mas, daqui para frente, será exigido ainda mais que o profissional contábil, além de estar atento ao que o mercado necessita, esteja preparado para ser plural.

 

Isso significa que o contador continuará a ter diversas funções, e muito mais. O mercado busca profissionais capazes de desempenhar diversas funções, além de saber lidar com elas. Você pode e deve ser especialista na sua área, porém, é importante manter a “cabeça” aberta para novos desafios e aprendizados. Foi-se o tempo em que o contador tinha que apenas lidar com os cálculos da receita da empresa e cumprir as obrigações acessórias.

 

Presença Digital

Sim, será requisitado que este profissional tenha presença digital, auxilie seu cliente a conquistar autoridade e fidelize clientes. Será primordial que se estabeleça um vínculo com seu público.

 

O contador precisa estar inserido no mundo do Marketing Digital, gerar conteúdos de valor e mostrar que, além das suas atividades corriqueiras, ele é o consultor da empresa, o mentor do gestor ou da equipe, o estrategista que apresenta diagnósticos, além de colocar em prática sua visão analítica.

 

De mais a mais, utilizar todos os recursos que a tecnologia oferece, otimizando seu tempo de trabalho, investindo em soluções que tragam segurança, agilidade e mobilidade.

 

Soft Skills – Habilidades e Competências para o Contador

Você já ouviu falar sobre as habilidades e competências mais requisitadas no mercado?

 

Pois bem! Para o contador não difere. Cada detalhe fará diferença no trabalho do contador, que já não possui um perfil meramente fiscalizador. É preciso ressaltar que as competências do contador auxiliam no crescimento das organizações.

 

Veja as Soft Skills mais requisitadas para o profissional Contábil:

 

Dentre as competências, estão em destaque: Comunicação, Empatia, Criatividade, Liderança, Resolução de Problemas e Inteligência Emocional.

 

Vale lembrar que a profissão evoluiu ao longo dos anos e precisa acompanhar a evolução da sociedade. O mercado deu ao profissional contábil a possibilidade de conquistar novas oportunidades, com presença significativa no mundo dos negócios.

 

A pandemia realmente trouxe a urgência e a superação. A atuação do contador é relevante e gera valor. A saída é empreender e/ou estar presente nas organizações. As atividades desenvolvidas são primordiais para o desenvolvimento econômico.

 

Para se ter uma ideia, recentemente o grupo Uol divulgou em sua matéria “Veja cargos que devem bombar em 2021, com salário de R$ 2.200 a R$ 74,5 mil”, as profissões que estarão em alta.  A informação é baseada em um estudo realizado pela consultoria de recrutamento e seleção, Robert Half.  A pesquisa mostra o setor contábil, como uma das profissões mais requisitadas para o próximo ano, com destaque para as seguintes ocupações:

 

  • Tesouraria – coordenador e gerente
  • Contabilidade/Fiscal – analista e coordenador
  • Fusão e aquisição – gerente
  • Controles internos – coordenador
  • Planejamento financeiro/Controladoria – analista e coordenador

 

 

O importante é manter-se atualizado, buscar caminhos que estejam em comum acordo com seus objetivos e se preparar para alterações contínuas no mercado.

 

 

 

 

Por: Vanessa Mandarano/ Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

 

 

 

 

 

 

 

rodape

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado