Perícia Contábil: Desvende os caminhos para exercer a função

Postado em: Categorias: Contabilidade pericia contabil 1

A área contábil tem muitos campos de atuação. Um deles é a Perícia Contábil (mercado que se encontra em amplo crescimento), que deve ser realizada pelo profissional especializado, registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e que possua o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).  Além disso, para ter acesso aos processos e acompanhá-los, é preciso possuir certificação digital.

Entenda como é realizada a Perícia Contábil e qual é a sua importância no ramo da Contabilidade. Acompanhe!

 

A modalidade ganha cada vez mais evidência no setor contábil e de negócios. A possibilidade de ganhos satisfatórios abre novas oportunidades para os profissionais da Contabilidade.

 

 

No post anterior, “Escritório Contábil X Consultoria Contábil”, mostramos como a área de Contabilidade é atraente e envolve diversas atividades que estão em plena ascensão. Cada uma delas possui suas atribuições e características totalmente diferentes.

 

 

O mercado de trabalho é amplo e pode ser adaptado pelo profissional, em sua realidade e proposta de trabalho. É importante utilizar todas as boas ferramentas que estão disponíveis e, mais uma sugestão para ser avaliada, é a Perícia Contábil, que ganha espaço no Brasil e no mundo.

 

 

O que é Perícia Contábil?

 

A Perícia Contábil é uma função atada à justiça. Por meio de determinação judicial, ocorre a conferência e o agrupamento de informações que servem para esclarecer, através de provas, um caso de litígio.

 

 

O perito contábil, que é designado pelo juiz para esta função, reúne todas as provas necessárias para o caso. Para tal, é imprescindível ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e vinculado ao Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

 

 

O acesso e acompanhamento dos processos só é possível através da certificação digital. Vale lembrar que todas essas exigências têm o intuito de salvaguardar o profissional e garantir segurança ao seu cliente, que passa a ter maior confiança no laudo elaborado pelo perito devidamente licenciado.

 

 

A Perícia Contábil se divide em dois tipos:

 

 

  1. Perícia Judicial:

A perícia judicial é determinada por lei, ou seja, o juiz acredita haver a necessidade de confirmar informações, por meio da coleta de dados e avaliação das provas levantadas. O perito nomeado não pode ter qualquer relação com nenhuma das partes, pois deve ter postura imparcial e cumprir a apuração de provas, solicitadas por lei.

 

O que é Litígio?

 

Litígio é uma discordância de interesses judiciais, onde é definido, por meio de contestação de processo ou ação judicial, o que deve ser cumprido por determinação da lei. 

 

 

  1. Perícia Extrajudicial:

 

O Perito irá investigar assuntos como: compra e venda de empresas, bens e direitos, cálculos de indenizações, partilha de bens, apurações de haveres, divórcio, dentre outros. 

 

 

É comum este tipo de perícia estar relacionada a rescisões trabalhistas, por exemplo, quando há a necessidade de averiguar os valores que devem ser pagos ao trabalhador desligado da empresa.  

 

 

Neste caso, o profissional pode ser contratado por uma ou, até mesmo, as duas partes envolvidas. Vale ressaltar que a Perícia Extrajudicial é realizada sem nenhuma interferência judicial; pois, nesta modalidade, não há processo judicial em execução e a contratação deste profissional é feita de maneira optativa.

 

 

Portanto, o perito contábil, na área extrajudicial e/ou judicial, tem um papel importante, tanto para acordar uma situação e dar agilidade às devidas decisões, como para realizar apontamentos, investigações e exposição de provas, colaborando para a sentença de lei  a se cumprir. Analisando as devidas funções, ambas são de grande responsabilidade e requerem maior dedicação e aprofundamento para que, de maneira assertiva, seja eliminada qualquer dúvida que possa existir, agilizando os processos de trabalho.

 

 

É fundamental atentar-se aos requisitos do mercado, bem como o perfil deste profissional especializado e devidamente registrado.  

 

3 DICAS Importantes para iniciar na carreira:

 

  • Apresente suas experiências anteriores;

 

  • Tenha um bom relacionamento com seus clientes, para que eles passem a ser a porta para outros contratos;

 

  • Procure ser referência no mercado, atualizar-se e estar antenado a assuntos e cursos relacionados à contabilidade e à perícia contábil.

 

O importante é perceber que o campo da Contabilidade é diversificado e suas ramificações oferecem desafios palpáveis e de sucesso.

 

 

 

E então, gostou do post de hoje? Se ele foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe!

 

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado