Os benefícios da Consultoria Digital para o seu negócio

Postado em: Categorias: Contabilidade Vanessa (12)

No mês de junho, postamos, aqui no Blog, algumas das alternativas que o mercado Contábil vem ofertando ao profissional da área, elegendo outras qualificações que, agregadas ao conhecimento do profissional, garantem resultados acima da média, sobressaindo o capital humano.  A Consultoria Digital tem sido uma das alternativas de novos campos de trabalho e inclui a Gestão Contábil. Confira!

 

 

As competências que cooperam para o progresso, tanto do profissional como da organização, devem ser priorizadas. Ser um intraempreendedor, colaborador com espírito empreendedor, transforma ideias em ações, que geram soluções impactantes. 

 

 

No universo Contábil, essa visão não é diferente, outras habilidades são cobradas do contador, as diversas aptidões somam para obter os melhores resultados e oferecem segurança diante da tomada de decisões empresariais.Como citamos no post sobre Consultoria Contábil X Escritório Contábil, está claro que os fluxos de trabalho foram alterados, com o passar do tempo, e cada área profissional teve a sua adaptação. Com a contabilidade não foi diferente, pois os requisitos para se manter no “mercado” foram aumentando. Aliar a tecnologia às atividades de rotina é uma estratégia inteligente, de real necessidade, que potencializa o tempo, sem perder a qualidade.

 

 

O trabalho minucioso do contador vem agregando novas ferramentas, tais como sistemas, que passam a fazer parte dos processos de resolução de tarefas e cumprimento das transmissões das obrigações acessórias, adaptando seus atendimentos para versões totalmente digitais. Aliás, hoje, por muitas vezes, essa identificação é uma das primeiras etapas para elaborar, se assim for necessário, outra versão do seu trabalho. As mudanças são contínuas e a competitividade do mercado exige, do profissional, conhecimento e desenvoltura.

 

 

O assunto que iremos abordar hoje é sobre a dinâmica da Consultoria Digital, modalidade que vem ganhando destaque no mercado e chamado a atenção nas mídias digitais. Afinal, o que é Consultoria Digital e como adaptar este serviço ao atendimento prestado ao meu cliente? 

 

Veja as observações de Juliano Topan, Bacharel em Ciências Contábeis – Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, com mais de 12 anos de experiência na área administrativa e contábil. Confira algumas perguntas e respostas sobre a Consultoria Digital e sua importância para impulsionar os seus negócios.

 

Consultoria Digital

Existem duas vertentes de consultoria digital:

1 – As grandes plataformas e portais, que fornecem as leis e bases legais sobre determinada atividade, por exemplo Econet e IOB;

2 – Consultores digitais, que são empresários ou autônomos que suprem as necessidades que os clientes venham a ter, trazendo praticidade e conhecimento técnico.

 

Quais são as atribuições do Consultor?

Possuir vasto conhecimento na área que irá atuar, saber diagnosticar a dor do cliente, poder passar todas as suas práticas e teorias, disseminar conhecimentos técnicos de forma íntegra, discernir sobre a forma de transmitir o conhecimento. Algumas vezes, com determinado cliente pode haver a necessidade de ser mais técnico e com o outro cliente entender melhor, de forma menos técnica.

 

Como identificar a necessidade da Consultoria Digital em uma empresa?

A consultoria digital vem para atender de forma mais prática, rápida e eficiente. No mundo dos negócios, vemos muitos gestores, diretores e presidentes de grandes empresas, espalhados pelo mundo. Com a tecnologia e o mundo virtual, conseguimos estar próximos, mesmo com essa distância, realizando reuniões e disseminando conteúdos importantes para tomadas de decisões das companhias. E hoje, principalmente por conta da pandemia do coronavírus, a consultoria digital ganhou muita força, pois não necessita de reuniões presenciais, trazendo maior segurança a todos.

 

O que a Consultoria Digital pode fazer pela empresa?

A consultoria digital proporciona interação rápida, prática e tecnológica, pois o consultor não precisa se deslocar até o cliente e vice-versa, o que traz uma redução de custos e atende da mesma forma que a consultoria presencial.

 

Qual a relação da Consultoria Digital com o Marketing Digital?

A consultoria digital e o marketing digital estão no mesmo ambiente de trabalho, utilizando ferramentas tecnológicas, que auxiliam nas vendas ou no atendimento dos clientes, mudando apenas a estratégia de abordagem.

 

Como definir as ações que o consultor digital aplicará na empresa? 

É papel do consultor dar credibilidade ao seu próprio trabalho, buscando entender a “dor” do cliente que chega até ele, seja por indicação de algum outro cliente, seja por meio do marketing digital. Esse entendimento é feito através de um diagnóstico, que consiste em ouvir o cliente, o motivo de ele estar buscando a consultoria e, também, por meio de relatórios que o cliente já venha a possuir. Acerca de pontos a serem melhorados, é possível o consultor definir metas e estratégias para os clientes, que serão acompanhadas durante determinado período.

 

Como se tornar um Consultor Digital de sucesso?

Ter conhecimento e experiência, tanto na área que irá atuar, como no mundo digital. Conhecer ferramentas que auxiliem na forma de disseminar o conhecimento para o cliente. Possuir uma boa metodologia de ensino e buscar, sempre, entender o que o cliente realmente necessita.

 

Como aliar a Consultoria ao universo Contábil? E quais são as exigências deste mercado?

O universo da contabilidade é vasto. Neste meio, conseguimos enxergar profissionais, de várias áreas, trabalhando unidos por um único propósito de fazer a contabilidade acontecer. A contabilidade fiscal, na qual auferimos leis e bases legais, é alterada constantemente, inclusive em tempos de pandemia, onde foram apresentadas para nós várias MP’s, alterações de prazos de entrega de declarações e pagamento de impostos. Portanto, é necessário possuir uma grande gama de conhecimento para gera-la de forma correta. Sendo assim, entra em ação o consultor digital ou as grandes plataformas de consultoria online, trazendo conhecimento necessário para que todos os dados e as diversas declarações, que o contador entrega durante o ano, sejam feitos de forma íntegra. Também lembramos que existem duas vertentes: a contabilidade fiscal, onde geramos dados para o governo, e a contabilidade gerencial, onde o consultor é incumbido de apresentar os resultados e a performance empresarial para os clientes. Por conta disso, o mercado exige profissionais completos, com excelente conhecimento técnico e bases tecnológicas que atendam às demandas dos clientes.

 

Quais são os desafios da profissão nos dias de hoje?

Vejo que o principal desafio é quebrar a insegurança e a incerteza que o empresário tem em relutar contra velhos hábitos e conceitos culturais, que ele já tenha enraizados em si; hábitos e conceitos estes que, talvez ele não tenha percebido, mas podem ser o motivo de a empresa não estar indo bem. Este desafio só é vencido quando o consultor consegue expor, de forma clara e íntegra, as informações e dados que apontem a real necessidade da empresa.

 

Pós-Pandemia

Como você vê a necessidade da profissão, atualmente? Em especial, como este profissional deve se preparar para o pós-pandemia?

O profissional de consultoria é incumbido de ser o suporte de conhecimento, para poder apontar o caminho a ser seguido pelo empresário. Acredito que o consultor digital, que atenda as pequenas e médias empresas, será muito mais requisitado pelo empresário, pois estamos passando por um momento muito difícil, com pouco faturamento e grandes despesas. Temos que nos preparar para atender uma grande demanda, podendo contribuir de forma fidedigna com os clientes.

 

O Consultor digital NÃO é responsável por quais atribuições?

O consultor de sucesso tem o objetivo de dar uma base estruturada de conhecimento e uma base tecnológica, através de ferramentas de gestão ao cliente, porém não é de responsabilidade do consultor toda a parte operacional e a forma que o cliente irá executar suas orientações.

A consultoria, de modo geral, aproxima o empreendedor do seu público. Portanto, é importante estar aberto e atento ao que a empresa necessita e aos anseios que seu cliente elencará. No ramo contábil, essa atividade oferta uma gama diversificada de serviços, já que o diagnóstico apresentado pelo consultor, observado em todos os processos e soluções, atinge sejam quais forem as subdivisões. 

 

Agora trace seu planejamento e veja se a Consultoria Digital pode atender às suas necessidades e às dos seus clientes. 

 

 

 

Gostou deste post, nos conte como ele foi útil para você.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, acesso

ao Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

 Até o próximo post!
logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado