Contabilidade: Consultoria Contábil x Escritório Contábil

Postado em: Categorias: Contabilidade consul conta

As qualificações que contribuem para o aperfeiçoamento do profissional da área contábil estão à frente dos cálculos. Mais a mais, outras habilidades são cobradas do contador, em sua rotina de trabalho, a todo instante. O que é natural! Afinal, o mercado contábil é bastante competitivo.

Para assegurar uma carreira de sucesso, hoje, o perfil deste profissional precisa ser multidisciplinar e unir diversas habilidades que contribuem para obter os melhores resultados em seus negócios.

No post de hoje, vamos falar sobre algumas características de dois núcleos da Contabilidade: A Consultoria Contábil e a dinâmica do Escritório Contábil , acompanhe!

 

É claro que os fluxos de trabalho foram alterados, com o passar do tempo, e cada área profissional teve a sua adaptação. Com a contabilidade não foi diferente. Os requisitos para se manter no “mercado” foram aumentando e aliar a tecnologia às atividades de rotina é uma estratégia inteligente que potencializa o tempo, sem perder a qualidade.

 

 

O trabalho minucioso do contador ganha novas ferramentas, que vão desde sistemas que passam a fazer parte dos processos de resolução de tarefas até a adaptação de seus atendimentos e, por muitas vezes, a apresentação de uma outra versão do seu trabalho. 

 

 

O diagnóstico da saúde financeira da empresa, os balanços de entrada e saída, o fluxo de caixa, os prazos de serviços e impostos, dentre outras atribuições, passam a fazer parte de uma nova maneira de apresentar a contabilidade. A consultoria surge e tem ganho mais força em tempos de extrema mudança, como o que vivemos hoje. 

 

 

O quadro de crise tem sido um incentivo para que muitos profissionais sigam essa vertente da contabilidade: a Consultoria Contábil, que ganha cada vez mais adeptos e vem apresentando um novo rumo para os contadores e empresários.

 

 

Consultoria

 

A consultoria tem por missão apontar ao cliente soluções específicas e promover, por meio de um conjunto de ações, melhorias nos resultados, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. 

 

 

Um novo jeito de fazer contabilidade

 

A procura pela Consultoria Contábil tem sido crescente, pois esta traz resultados com maior assertividade. Os bons resultados são explicados pelos apontamentos que o contador realiza ao analisar o perfil da empresa e o produto oferecido. O sucesso na área só é possível pela identificação das adversidades que o cliente possui. Em sua maioria, o gestor, sozinho, não consegue perceber.

 

Contudo, “identificar” as deficiências é um passo para a mudança. Apresentar soluções empreendedoras é um diferencial de peso. 

 

Como iniciar na carreira de consultoria?

 

Acompanhe os Primeiros Passos:

 

 

  • O que vender

 

Conheça o produto que você irá oferecer, ou seja, analise suas habilidades e perceba a necessidade do mercado que você deseja entrar. Sendo assim, defina o perfil de consultoria que irá prestar, assim estará muito mais claro e condizente com os objetivos que se espera alcançar.

 

 

  • Quem é seu cliente?

 

Identificar o cliente que você vai atender é de suma importância. Portanto, estudar qual é o segmento da empresa é um dos passos essenciais para desenvolver boas estratégias de negócios.

 

 

  • Sua Marca

 

O terceiro ponto é compreender qual é o real posicionamento da sua marca no mercado, ou seja, que influência sua marca possui na vida dos seus clientes e o que distingue os seus serviços dos demais, que exercem a mesma profissão.

 

 

  • Marketing Pessoal

 

Dedicar-se à própria imagem é muito importante. Aliás, é uma ferramenta indispensável para fechar bons contratos. A imagem pessoal é lida conforme é mostrada e está relacionada à maneira de se portar e a características, como: conduta, caráter, ética, responsabilidade e compromisso; detalhes estes que entram no processo avaliativo do futuro cliente para com a sua imagem.  A maneira pela qual nos promovemos é avaliada constantemente.

 

 

Com toda prospecção realizada, para fundamentar sua consultoria, avalie:

 

Dados quantitativos: A pesquisa quantitativa também facilita o registro das necessidades do seu futuro cliente;

 

Diagnose: para chegar até aqui, reúna informações e diferentes análises;

 

Indicação: Apresentação, para a empresa, das ações que devem ser tomadas;

 

Realize “Up grades”: O que fundamentará o fluxo de trabalho para manter os bons resultados está ligado a ações corriqueiras, porém é preciso dedicar verdadeira atenção às vendas, ao atendimento ao cliente e ao investimento que se faz em sistemas e tecnologias. Sendo assim, é fundamental atualizar as ferramentas de trabalho e estar a par das constantes mudanças do mercado.

 

 

Escritório Contábil X Consultoria Contábil

 

O escritório contábil é de suma importância para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos por uma empresa. Afinal, o gerenciamento das obrigações e a assessoria, para aprimorar as atividades que a área contábil abrange, devem ser realizados com excelência, já que a supervisão da situação financeira barra possíveis adversidades na área fiscal. Por conta disso, os compromissos contábeis são atribuídos às empresas, sendo que uma parte destas atribuições é gerenciada pelo setor contábil.

 

 

Portanto, ao definir quem irá prestar este serviço, é fundamental atentar-se tanto na escolha de profissionais e/ou empresas idôneos, quanto na análise de como esse especialista ou essa prestadora de serviço dará andamento às tarefas obrigatórias, o que, de certo, fará toda diferença. Por lei, pessoas jurídicas devem seguir requisitos compulsórios determinados pelo Governo do Estado e adequar-se a todas as competências tributárias, determinadas pelo Fisco.

 

 

Entre a Consultoria Contábil e as funções do Escritório Contábil há uma sútil diferença, sendo que ambos cuidam do bom andamento do setor financeiro da empresa, contudo, de maneiras distintas.

 

 

A consultoria contábil aproxima o profissional desta área do gestor da empresa e dos anseios que o empresário reúne com relação aos seus negócios. O sentido contábil, nesta ocupação, é ainda mais amplo, já que a “anamnese” observa todos os setores e torna-se uma contabilidade multidisciplinar que engloba todos os departamentos, com as mais diversas competências.

 

 

O escritório contábil também pode aliar os dois perfis; mas, na generalidade, o foco principal está no cumprimento das obrigações do Fisco e de toda a parte documental e burocrática de uma empresa.

 

 

O mercado de trabalho é amplo e pode ser adaptado pelo profissional, de acordo com a sua realidade e proposta de trabalho. O importante é utilizar todas as boas ferramentas que estão disponíveis, estudar o nicho de atuação e colocar em prática as boas ideias que podem surgir.

 

 

 

Deixe seu comentário.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

 

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado