Gestão Contábil: como manter a excelência no seu planejamento diário

Postado em: Categorias: ContabilidadeTagged , , , , , , , , 05_gestaocontabil

Como Gestor Contábil de muitas empresas, esse profissional precisa atuar com clareza, e de certa forma, mostrar ao seu cliente que a Gestão Contábil de uma empresa vai além dos processos rotineiros de um escritório de contabilidade. Acompanhe o post de hoje!

Sem tempo para ler? Ouça Agora!

 

Mesmo com tantas mudanças dentro das organizações, é possível perceber a dificuldade que muitos empreendedores ainda passam pela falta de planejamento diário. Seja qual for o motivo que resulta em números nada promissores, a Gestão Contábil é um recurso fundamental para gerir com eficiência qualquer negócio.

 

A contabilidade se responsabiliza por diversos processos, as atividades contábeis vão além de impostos e cumprimento de obrigações. Por isso, o olhar do empreendedor deve acompanhar o trabalho de gestão em um sentido mais abrangente.

 

O que muito se fala é que o contador não se vê como gestor, e sim, ainda como uma ferramenta operacional. Mas será que isso é apenas observado dessa forma pelo profissional contábil?

 

Para cada mudança, é necessária uma atitude. Partindo dessa linha de raciocínio, se o contador mostrar que o seu trabalho vai muito além do que já é apresentado, logo, o cliente despertará essa consciência para a relevância do Gestor Contábil.

 

Afinal, o que o gestor tem como objetivo?

O gestor tem por missão gerenciar, seja uma empresa ou uma equipe, apontando soluções, analisando situações, organizando com planejamento e metas os passos que serão dados a favor do crescimento da organização.

 

E quando citamos a Gestão Contábil, apontamos a relevância do trabalho que é desenvolvido pelo contador dentro das empresas, já que ele consegue, por meio de diagnóstico, planejamento e ações, ajustar o que cada organização necessita.

 

 

Como convencer meu cliente em potencial que o serviço de Gestão Contábil é importante?

Agregando valor a vida dele. Como? Por exemplo:

  • Organizando os processos administrativos que envolvem, por exemplo, a formalização das empresas e as demais demandas necessárias.
  • Sugerindo novas ferramentas, como sistemas que facilitam a resolução de tarefas. 
  • Entregando diagnósticos precisos sobre a saúde financeira da organização, sem esquecer dos balanços de entrada e saída, do fluxo de caixa, dos prazos de serviços e impostos.

 

Todo trabalho é realizado de maneira consultiva, portanto transforma em ganho o que poderia levar a uma perda significativa, já que estamos em tempos de extrema mudança, facilitando com boas estratégias a ascensão nos negócios.

 

O propósito é elevar os serviços contábeis e buscar um novo olhar para a profissão, já que identificar as deficiências e auxiliar o empreendedor a decolar é um dos objetivos. 

 

Veja quais competências são necessárias para vender a Gestão Contábil com segurança

 

  • Estar atento às mudanças de mercado;
  • Investir em aperfeiçoamento e formação continuada;
  • Desenvolver a contabilidade consultiva;
  • Incorporar áreas que são correlatas à contabilidade e que facilitam o dia a dia do seu cliente, como apontar a relevância de aliar a Gestão Contábil com a financeira.

 

Porém, apesar das atribuições profissionais específicas, não se pode deixar a sensibilidade de lado, ouvir o cliente e estar atento aos detalhes fará total diferença para o crescimento da sua empresa.

 

Para resultados efetivos com chances de escalabilidade, mostre que, ao deixar informações de lado, não seguir o planejamento de ações e metas, dificilmente a empresa sobreviverá. 

 

De tudo que foi citado, o principal desafio é quebrar a insegurança e a incerteza que o empresário tem em relutar contra velhos hábitos e conceitos culturais enraizados. Hábitos e conceitos que, talvez, ele não tenha percebido, mas que podem ser o motivo de a empresa não estar indo bem. Esse desafio só é vencido quando o contador consegue expor, de forma clara e íntegra, informações e dados que apontem a real necessidade da empresa.

 

—–

Por: Vanessa Mandarano

Revisão: Beatriz Baptista

Design: Lucas Loreto

 

 

 

 

 

logotipo-netspeed

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado