Netspeed prioriza gestão humana e obtém resultados além da média

Postado em: Categorias: 20 anos de Netspeed teste capa

Com vinte anos de existência no mercado, a Netspeed Tecnologia em Sistemas cresceu com uma política administrativa além do seu tempo. Isto porque sua organização foi estruturada, desde o início, valorizando a ferramenta humana e intelectual de seus colaboradores. Nesta edição, as colaboradoras Cassia Regina Moreno Sandrin, Christiane Augusto Pimentel Justo e Patrícia Perpétua de Sá Massarole, dividiram suas experiências de anos de trabalho  na empresa. Confira!

 

As organizações e seu desenvolvimento crescente, com a chegada de novos ciclos, sentiram a necessidade de tornar mais humana a relação de trabalho. A gestão das corporações modificou as suas metodologias, sejam elas Lean, Gestão Ágil, 3.0 ou 4.0, o que se sobressai em cada um destes métodos é a importância do valor humano. E essa mudança, cultural e organizacional, chegou aos mais diversos campos do mundo dos negócios. Os desafios de empreender são muitos e, consolidar uma equipe, disposta a crescer com a empresa, não é tarefa fácil.

 

 

Com aproximadamente 71 colaboradores, a organização se destaca não só pela eficiência nos serviços prestados, como, também, na maneira de administrar e valorizar o humano.

 

 

 

Ao pensar neste post de hoje, a equipe analisou o momento que o mundo vem atravessando e os resultados positivos em que a Netspeed se destaca, seguindo na contramão dos dados apresentados em relação à crise, ao desemprego e à perda de clientes. Em um momento de grande comoção e incerteza, os gestores da Netspeed, com ações construtivas, impulsionaram suas equipes e, mesmo parecendo impossível, o engajamento entre os departamentos foi mantido.

 

 

 

É comum nos depararmos com notícias que norteiam sobre os passos para se ter sucesso no ramo empresarial. Porém, entre tantos pontos analisados, a ferramenta humana ainda é a que constitui o corpo da organização e mantém as atividades em funcionamento.

 

 

 

Com a equipe trabalhando home office, desde março, os serviços foram mantidos com excelência, o que proporcionou condições para lançamentos de novas ferramentas de trabalho, que ganharam destaque e seguem com autonomia.

 

 

Os colabores da Netspeed aceitaram fazer uma retrospectiva, já que acompanharam o crescimento da empresa nestes 20 anos. São relatos particulares, de olhos que presenciaram de perto as mudanças e o desenvolvimento da empresa.

 

 

Ao iniciar uma carreira, muitas são as indagações pessoais e expectativas, naturalmente depositadas, diante da oportunidade do crescimento profissional. Assim ocorreu com os colaboradores que tiveram a oportunidade de iniciar e/ou dar continuidade às suas carreiras. Muitos foram os pontos levados em conta e os colaboradores, que hoje dão vida a este post, acompanharam sua própria evolução em conjunto com a Netspeed.

 

 

 

A Técnica de Garantia de Qualidade, Christiane Augusto Pimentel Justo, atua há 15 anos na organização. Atualmente, faz parte da equipe de teste dos sistemas. Segundo ela, no início, quando a Matriz, com sede em São José do Rio Preto, foi inaugurada, a colaboradora fazia um pouco de tudo, já que a equipe era formada por ela e pelos gestores da empresa, Rogério Martins, atualmente Diretor Administrativo, juntamente com seu sócio, Ederson Araújo de Souza, hoje Diretor Técnico. Ao lembrar do cotidiano, Christiane relata que fazia o atendimento ao cliente via telefone, prestava suporte e auxiliava no departamento financeiro. “Entrei na empresa muito menina, imatura, principalmente profissionalmente. Em vários momentos cometi erros e eles sempre souberam entender, e me ensinar o certo. Foram muitos anos, muitos momentos. Quando eu entrei na empresa, não tinha casado nem tido meus filhos. É uma vida que eu tive, dentro da empresa. Foi muito aprendizado, cresci muito na Netspeed. Mas, os momentos que mais me marcaram foram quando eu tive alguns problemas sérios e a empresa me apoiou e me ajudou demais”, confidenciou.   

 

 

Christiane
Colaboradora Christiane Augusto Pimentel Justo

 

A colaboradora Patrícia Perpétua de Sá Massarole, presente na empresa desde 2007, relata que iniciou sua carreira, na empresa, no setor financeiro. Em um feedback, foi-lhe dada a oportunidade de exercer outra função e, assim, ela migrou para o departamento comercial, onde, atualmente, está no pós-vendas. De acordo com Massarole, vários momentos bons foram vividos, como a mudança para o prédio, comemorações de Festas Juninas e confraternizações. “Foram celebrações maravilhosas! Uma das festas mais marcantes, para mim, foi a comemoração dos 15 anos, que foi memorável. Uma festa social, vestidos de festas, ternos e, como sempre, com a presença dos familiares, que participam de todas as festas de confraternização. Defino a Netspeed como acolhedora, família, atenciosa e preocupada com seus funcionários. Realmente, uma empresa modelo para muitas outras do ramo. Não posso esquecer de citar que a Netspeed investe em seus funcionários, oferecendo cursos e compartilhando inúmeros aprendizados”, enfatizou. 

Comemoração de Aniversário da Colaboradora Patrícia de Sá Massarole.
Comemoração de Aniversário da Colaboradora Patrícia de Sá Massarole, no centro da foto em pé, em companhia das colegas de trabalho, Christiane (ao centro) e Cássia, da esquerda para direita da foto.

Já a Cassia Regina Moreno Sandrin, gestora administrativa, que faz parte da equipe desde 2008, também relata que foram muitos momentos bons e marcantes. Porém, o que mais a marcou foi quando a empresa completou 10 anos, período em que ela estava iniciando sua carreira, dentro da Netspeed. Para ela, é uma satisfação continuar fazendo parte da história da empresa, que está completando 20 anos de sucesso. “Considero-a uma empresa inovadora, que busca o crescimento, tanto profissional como pessoal, dando oportunidades a novos talentos, sempre preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores e familiares, além de ser motivo de orgulho fazer parte do crescimento da empresa, que atua em território nacional, acompanhar sua evolução no mercado de tecnologia e ver que ela é destaque no ranking de empresas em desenvolvimento de software. É empolgante!”, declarou.

 

WhatsApp Image 2020-07-07 at 14.15.25
Colaboradora Cássia Regina Moreno Sandrin 

 

 

Assim como a colaboradora Patrícia, Cássia relata sobre as comemorações, que ganham destaque ao dividir as experiências. De acordo com ela, as comemorações sempre são motivo de muita alegria, participação geral e um momento aguardado por todos colaboradores, pois são muito divertidas e com diversas histórias para contar e, por isso, geram saudade.

 

 

Ao indagarmos quais mudanças foram decisivas na história da Netspeed, os colaboradores citaram a criação da Liderança, em cada departamento, a gestão de Recursos Humanos e as reuniões de estratégias, que foram ações fundamentais, mudanças culturais que impactaram, positivamente, a todos.

 

 

Já que o mercado de trabalho busca profissionais proativos e produtivos, a motivação é um dos “pontos-chave” para o sucesso nas corporações, o que é um desafio nada fácil, afinal, manter satisfeitos colaboradores com diferentes pensamentos, é desafiador e o resultado é extremamente satisfatório. Mas, você deve estar se perguntando, o que pode encorajar cada vez mais uma equipe de trabalho? 

 

 

Ao ouvir nossos entrevistados, a resposta cita desde o ambiente até o reconhecimento dos serviços prestados, como observa Sandrin: “O ambiente, a diretoria, a segurança que a empresa nos oferece, o reconhecimento, os benefícios e a interação com os colaboradores”. 

 

 

Ao falarmos de ambiente corporativo, poderíamos associá-lo a cenas mais rígidas e administrações mais burocráticas; porém, o que encontramos como diferencial, na Netspeed, é exatamente o contrário. Assim considera Patrícia, que se sente motivada pelo ambiente amigável, com administradores parceiros, além do respeito e dedicação com todos e, também, os grandes amigos que ela fez ao longo de todos esses anos na Netspeed. “No decorrer destes anos de empresa, é evidente o prazer que cada um tem em trabalhar aqui. Na minha concepção, é uma excelente empresa e, em meio ao caos causado pela pandemia, só tenho a agradecer, pois ao colocarem em prática algumas ações, como o home office, pensaram no bem-estar de todos, afirmou.

 

 

“Existem vários motivos, mas o mais forte é o cuidado e a preocupação que a empresa tem com os colaboradores e seus familiares. Entre eles, ótimos equipamentos para trabalhar, momentos de lazer e descanso, na empresa, e as confraternizações entre os colaboradores, podendo ter a participação dos nossos familiares”, observa Christiane.

 

 

 

Evento com os colabores e familiares
Momento de descontração em churrasco promovido pela empresa com os colabores e familiares

 

Como referimos no início deste texto, a humanização, nas organizações, se faz cada vez mais presente e, de maneira natural, faz parte do planejamento das novas gestões. O objetivo é criar maior envolvimento entre os funcionários. A atuação dos recursos humanos da empresa é fundamental, já que a maior responsabilidade está ligada ao setor, que tem por missão modificar administrações mais rígidas em aberturas de diálogo, onde o ponto de vista do colaborador passa a ser ouvido, trazendo estabilidade e união às equipes. O depoimento que se segue só comprova como o trabalho em conjunto e como condutas, neste âmbito, são determinantes para os resultados produtivos.

 

 

“Se pudesse definir, em uma palavra, a empresa que trabalhamos, seria “Humana”.  É lógico que, além da parte profissional e dos sistemas, que são excelentes, temos, também, materiais e equipes de trabalho de qualidade. Mas, isso, várias empresas possuem. Agora, o que diferencia mesmo a empresa, é a sua parte humana. Digo isso em relação às pessoas, no geral, o que inclui colaboradores e clientes. As pessoas não são só números para a empresa, pois a empresa realmente se preocupa, se interessa pelo bem-estar de todos”, concluiu Christiane.

 

 

Ao finalizar este post, é possível perceber o quanto há de emoção e gratidão nas mensagens dos colaboradores que representam os demais. 

Qual será o segredo?! Como bem cita a escritora Suzanne Andrade, o que é também o título do seu livro e se encaixa muito bem no contexto aqui apresentado: O segredo do sucesso é ser humano”.

 

 equipe_foto antiga

E aí, gostou do post de hoje?

Não perca o próximo post “Netspeed 20 anos de realizações” que continuará a contar um pouco mais sobre empresa.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, acesso

ao Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

 Até o próximo post!
logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado