MASSOTERAPIA AUXILIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS MUSCULARES E POSTURAIS

Postado em: Categorias: 20 anos de Netspeed

As doenças posturais são adquiridas, na maioria dos casos, por manter condutas repetidas, sem o devido cuidado. Para evitar possíveis lesões, é preciso adotar, no dia a dia, ações simples que fazem toda a diferença.

 

 

A correria do dia a dia, aliada às preocupações, planos, projetos e infinitas motivações que alteram o humor e a produtividade, os movimentos repetitivos somados à postura errada, horas diante do computador a falta de exercícios e alongamento. Estes são apenas alguns motivos que podem provocar o desencadeamento de doenças posturais, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho).

 

 

Em muitos casos, a concentração mental não é a mesma, afinal, pode ser que, com apenas quatro horas de trabalho, o corpo fique pesado e no final do expediente, vez ou outra, o pescoço e os ombros podem parecer pesar mais que a sua massa corporal total. Pois bem, estamos citando alguns dos problemas que são desenvolvidos pela falta de atenção aos alertas que o próprio corpo anuncia. As doenças posturais são adquiridas, na maioria dos casos, por manter condutas repetidas, sem o devido cuidado. É muito comum que as ações sejam comportamentais e simples de serem adotadas na rotina e no ambiente de trabalho.

 

DSCN3445
Tratamento de massoterapia aplicado na colaboradora Camila Pilhalarmi

 

 

 

Para ajudar no tratamento, a massoterapia é uma das ciências que foi desenvolvida com o intuito de amenizar as dores musculares, e nas articulações. Há muitos casos em que o tratamento realizado de modo contínuo chega a sanar as dores, trazendo ao paciente qualidade de vida e mais produtividade.

 

Com um programa dedicado  à saúde do colaborador, a Netspeed integrou, em sua rotina de trabalho, a Massoterapia. O atendimento é prestado dentro da empresa a cada 15 dias e contempla todos os funcionários.

 

O massoterapeuta Jorge Leite atua há vinte e um anos, o início da sua carreira na área da saúde foi em 1999. A motivação, no entanto, ocorreu três anos antes. A  empatia surgiu ao deparar-se com sua mãe no leito do hospital. Essa foi  a razão pela qual ele decidiu exercer uma nova profissão. Na ocasião, Jorge foi alertado pelos  médicos que ele deveria realizar alguns movimentos nas articulações da mãe, para que a mesma não sentisse tantas dores musculares. Assim, o profissional decidiu pesquisar e se dedicar mais para proporcionar qualidade de vida a ela. Contudo, foi somente depois de três anos que, formado, levou adiante a profissão. O massoterapeuta, presente há um ano na Netspeed, esclarece os benefícios da ciência milenar.

 

Acompanhe nossa entrevista!

 

Netspeed: Como surgiu a iniciativa de trazer a Massoterapia para dentro das empresas?

Jorge Leite: Olha, no caso, foi através de um cliente, em uma conversa informal em que eu comentava sobre a Quik Massage, uma técnica que utiliza uma cadeira preparada, onde a pessoa em posição confortável recebe atendimento.

 

 

Então na empresa você oferece a Quik Massage?

Hoje eu não tenho a Quik Massage, eu a chamo de Quick Empresa, porque é um trabalho diferenciado. A Quik Massage geralmente leva apenas 15 minutos, atualmente eu trabalho estendendo este tempo para 30 minutos e aplico técnicas distintas, que, ao longo destes 21 anos de profissão, fui aprendendo, testando e pesquisando. Sou uma pessoa que busca sempre conciliar técnicas novas às que são milenares.

 

 

Qual a diferença da massagem relaxante para a que você aplica?

Eu utilizo a técnica da massagem oriental, o Shiatsu, que trabalha através dos pontos meridianos, no caso. Mas é no dia a dia que eu vou percebendo a necessidade do funcionário (paciente) e escolho a técnica a ser aplicada. Por exemplo, não na empresa, mas em meu consultório, há massagem realizada na maca que leva duas horas. Tudo vai da necessidade. Eu utilizo o tratamento com as ventosas, com bambu, enfim, tudo é definido conforme o que realmente é diagnosticado.

Jorge Leite, massoterapeuta aplicando tratamento com as ventosas
Jorge Leite, massoterapeuta e o colaborador Paulo Afonso

Jorge, o que define a Massoterapia?

A massagem são toques metódicos que podem curar e prevenir, na verdade.  Ela proporciona o alívio de dores musculares em várias partes do corpo. Pode ser na região cervical, dorsal, lombar, membros superiores e inferiores, ou até mesmo aquela sensação de peso sobre o corpo, provocada pelo cansaço e tensões do dia a dia.

 

Qualquer pessoa pode fazer a Massoterapia?

 

De certo modo, sim. Há exceções, para pacientes com câncer, pacientes em estado febril, não é indicado. E outras restrições só são possíveis de serem analisadas por anamnese, o que chamamos de uma avaliação mais criteriosa para definir o que pode, ou não, ser aplicado.

 

Neste um ano atendendo os colaboradores da Netspeed, houve um retorno do próprio colaborador relatando sobre a sua melhora postural e redução de dores musculares?

Sim, posso dizer que em dois casos, em especial, conseguimos melhora de 97%. O aproveitamento foi excelente, a massagem trouxe alívio de dores musculares e até mesmo a mudança de comportamento relacionada à atenção com o corpo, concentração e produtividade.

 

A massagem que é aplicada consegue então eliminar esses problemas musculares e posturais?

Com certeza.  No começo sempre tem um ou outro que reclama, porque é uma massagem que também usa pressão e, onde os pontos estão mais tensionados ou inflamados, tende a incomodar. Eu preciso ajudar na colocação postural e descobrir o significado de cada dor. Para se ter uma ideia, cada dor que se tem, nós conseguimos dar uma leitura para ela.

 

Para combater a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo, a massagem seria uma saída?

A LER, para mim, é um nome científico. Como lido com o problema no meu dia a dia, eu considero o a LER, uma tensão muscular, causada pela repetição dos movimentos, mais a soma de incômodos que se tem no cotidiano, principalmente na cervical e nos ombros. Aliás, o que significa ombro para nós? É onde nós carregamos o peso do dia a dia, as preocupações com a família, com o trabalho. Tudo isso cria uma soma, os nódulos. Na verdade, não seria nódulos, mas sim couraças musculares o nome verdadeiro e científico.

Tratamento com ventosas de vidro
Tratamento com ventosas de vidro para aliviar dores nas costas

 

O que são essas couraças?

As couraças são traumas musculares que devem ser tratados, porque podem piorar e evoluir para um estado inflamatório muscular e o próprio corpo apresentar doenças psicossomáticas, que nada mais  são que entender que existe a dor. Porém, mesmo o paciente realizando vários exames, nada é constatado. Ou seja, a mente soma a dor, porém ela não é orgânica. A massoterapia ajuda, a amenizar essas couraças e até mesmo a auxiliar nos cuidados contra a depressão e a ansiedade, já que a técnica utiliza a reflexologia, técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos, seja nas mãos ou nos pés.

 

É importante ter este cuidado com o funcionário?

Sim, porque melhora o bem estar e o rendimento do funcionário que passa por este tratamento. A maioria não tem noção, mas os benefícios são muitos, tais como a melhora do humor, a pessoa dorme melhor e a produtividade aumenta. Ainda no nosso país, na verdade no Ocidente, este tipo de atendimento dentro da empresa é pouco conhecido ou colocado em prática. Em outros países, como nos Estados Unidos, há atendimento de fonoaudiólogo. Existe também a musicoterapia, em que os colaboradores ouvem música enquanto trabalham, aliás, podem ouvir. Na hora do almoço podem descansar e também há a Laboral. Bem, aqui na Netspeed, além da Massoterapia, os colaboradores usufruem destes benefícios: música durante o trabalho, a sala de descanso e a laboral, que é muito importante.

 

Sessão Massoterapia com Jorge Leite e a colaboradora Camilia Pilhalarmi .
Jorge Leite, massoterapeuta e a colaboradora Camila Pilhalarmi

 

A Massoterapia então pode ser considerada um tratamento que previne doenças futuras?

Sem dúvida! O funcionário que tem este cuidado, além de amenizar as dores, futuramente não irá reclamar de uma tendinite, por exemplo, ou até mesmo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

A Quik Massage, ou massagem rápida, utiliza as técnicas orientais Shiatsu e Amma, que comparadas a outras técnicas, podem ser consideradas novas, pelo seu tempo de existência. Com aproximadamente 30 anos, a Quik Massage conquistou os brasileiros, tornando-se uma das técnicas mais conhecidas por aqui.

 

 

 

 

Curiosidade:

 

Na década de 80, David Palmer foi o terapeuta que divulgou a Quick Massage e levou a técnica para os EUA. Palmer obteve notabilidade quando passou a cuidar dos funcionários da fabricante de computadores Apple. A decisão em optar pela Quik Massagem foi após a empresa ter obtido altos índices nos afastamentos, por conta de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho). Após o tratamento com a técnica de Palmer, o número de afastamentos diminuiu e evitou diversos casos de doenças associadas ao trabalho.

 

 

 

 

 Deixe seu comentário.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado