Alimentação saudável X Ambiente de trabalho

Postado em: Categorias: 20 anos de Netspeed

“Ter uma boa alimentação é o fator principal para manter o organismo com um bom desempenho. Diariamente precisamos de vitaminas e minerais para o perfeito funcionamento do corpo”.

 

A declaração em destaque é da Nutricionista Gabryele Regina Simão de Carvalho, em entrevista concedida ao Portal Educação. Aproveite e tire as suas principais dúvidas, sobre como manter uma alimentação saudável, e adapte para o momento que estamos vivenciando: a quarentena e home office. Veja os benefícios que a alimentação saudável proporciona. Confira!

 

É claro que a ideia de viver cada vez mais, e com qualidade, nos chama a atenção. Um fato que prova esta constatação é a alta procura pelo assunto em uma simples pesquisa no Google. A lista que associa o assunto é variada e os artigos encontrados engajam diversos públicos.

 

De fato, nos dias de hoje o comportamento está muito mais associado à busca pela longevidade e prevenção de doenças. Para alcançar esse objetivo, a alimentação saudável é um dos fatores que fazem parte de uma mudança comportamental. Portanto, a boa prática, no dia a dia, é que garantirá a qualidade de vida e, claro, a saúde.

 

Muitos são os fatores que podem influenciar a mudança dos hábitos alimentares, porém é recorrente o número de pessoas que não procuram profissionais especializados para direcionar os passos necessários e, porque não dizer, seguros.

 

Agora você deve estar se questionando o seguinte: E como manter uma alimentação saudável com a correria do dia a dia? Ou então, como assegurar uma boa alimentação, se passo horas no trabalho? 

 

Há como manter uma alimentação saudável, mesmo com todos os contratempos que a vida contemporânea nos apresenta. Separamos uma entrevista com a Nutricionista Gabryele Regina Simão de Carvalho, Pós-Graduada em Gestão da Segurança dos Alimentos, e que atua há dois anos na Netspeed Tecnologia em Sistemas. A profissional elabora cardápios saudáveis e esclarece detalhes importantes ao abordar a boa nutrição e seus benefícios, inclusive no período em que estamos fora de casa. Acompanhe!

 

Netspeed: Como teve início a consultoria alimentar na Netspeed?

Nutri Gabryele: Comecei a consultoria em 2018, quando a empresa aderiu ao programa de alimentação ao trabalhador (PAT), em parceria com o Governo Federal, pela Lei 6.321/1996, tendo o compromisso de fornecer alimentação saudável, nutritiva e segura aos colaboradores, onde eu sou a responsável técnica pela empresa.

 

Netspeed: Como é escolhido o cardápio na empresa?

NG: O cardápio é definido semanalmente junto às colaboradoras da cozinha, de acordo com os hábitos alimentares dos colaboradores, com refeições equilibradas em nutrientes e seguras sob o aspecto higiênico. 

 

Netspeed: A aceitação dos funcionários foi positiva?

NG: Sim, os colaboradores aceitaram as mudanças feitas, positivamente.

 

Netspeed: Você notou alguma mudança significativa de algum funcionário, seja no comportamento ou na saúde?

NG: Em alguns é nítida a diferença que a conscientização dos hábitos alimentares saudáveis traz, tais como o emagrecimento, o ganho de massa muscular e até mesmo a consciência das quantidades a serem consumidas nas refeições oferecidas pela empresa. 

 

Netspeed: Qual é a importância de se manter uma boa alimentação?

NG: Manter uma boa alimentação é o fator principal para manter o organismo com um bom desempenho. Diariamente precisamos de vitaminas e minerais para o perfeito funcionamento do corpo. Fazer opções mais saudáveis nos traz diversos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além de energia, uma boa alimentação nos ajuda a ter uma maior resistência a desenvolver doenças, como: obesidade, câncer, diabetes e hipertensão.  

  

Netspeed: O que podemos considerar como alimentos saudáveis?

NG: Alimentos saudáveis são aqueles que vêm direto das plantas ou animais, sem sofrerem qualquer alteração após deixarem a natureza.  Como, por exemplo, hortaliças, frutas, legumes, ovos, leite e carnes. 

Existem, também, os alimentos que são minimamente processados, que são submetidos a alterações mínimas e também são considerados saudáveis. São eles: arroz e farinha integral.

 

Netspeed: O que são alimentos e nutrientes?

NG: Os alimentos possuem substâncias que são essenciais à saúde e para o desempenho de atividades simples do nosso dia a dia, tais como andar, correr, trabalhar, estudar, etc. Essas substâncias, chamadas de nutrientes, são divididas em dois grupos: os Macronutrimentos (carboidratos, proteínas e lipídeos) e os Micronutrientes (vitaminas e minerais). 

 

Netspeed: Muito se fala sobre caloria. Afinal, o que ela é?

NG: Caloria nada mais é do que a unidade de medida utilizada para mostrar a quantidade de energia que uma determinada quantia de alimento trará após seu consumo.  A energia é produzida a partir de um ou mais dos seguintes nutrientes: Carboidratos (glicose, sacarose e lactose), Proteínas e Lipídeos (óleos e gorduras).  

 

Netspeed: A água também faz parte de uma alimentação saudável?

NG: A água é um componente essencial. Ela está presente nas reações químicas, nos tecidos, na circulação, nos rins, na digestão, e também é encarregada de carregar e distribuir os nutrientes por todo corpo.

 

Netspeed: Como ter uma vida realmente saudável?

NG: Seguir uma dieta equilibrada e beber bastante água é a chave para conquistar uma vida saudável. Boas noites de sono e atividade física são grandes aliados para diminuir o estresse e nos manter mais dispostos. Também, e não menos importante, manter a mente saudável está ligado à longevidade. Jogar caça palavras, por exemplo, nos mantém lúcidos e ativos. 

 

Netspeed: Como comer bem, mesmo sem ter muito tempo?

NG:  O mais importante é priorizar a qualidade dos alimentos. Fazer o planejamento da semana é a melhor opção para que tenhamos menos chance de escolher alimentos prontos na hora de preparar o jantar, por exemplo. Reserve um dia da semana para as compras, assim você consegue se organizar e manter a geladeira abastecida. Tenha sempre um snack saudável à mão, entre as refeições. Esses alimentos ajudam a saciar a fome sem deixar a qualidade de lado, por exemplo: frutas secas, nozes, castanhas e até mesmo um iogurte. Busque ser mais consciente. Independentemente de ter pouco tempo, ou não, para se alimentar, é importante perceber os sinais de fome e saciedade, que são sinais vitais para a regulação do apetite e a manutenção do peso. Coma devagar e perceba as texturas e os sabores dos alimentos; pois, além de proporcionar uma boa digestão, este hábito pode diminuir o estresse, a pressão alta e até problemas gastrointestinais.

 

10 dicas de uma alimentação saudável, simples e de valor nutricional.

  • Faça pelo menos três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar);
  • Faça dois lanches saudáveis por dia;
  • Não pule as refeições;
  • Consuma três porções de legumes e verduras por dia;
  • Consuma três ou mais porções de frutas;
  • Evite refrigerantes e produtos industrializados;
  • Diminua o sal da comida;
  • Não utilize temperos prontos;
  • Beba, pelo menos, 2,5 litros de água por dia;
  • Consuma, pelo menos uma vez ao dia, uma porção de azeite, manteiga ou margarina.

 

 Dica de Ouro:

O consumo da dupla perfeita: Coma arroz e feijão todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes na semana, pois é a combinação perfeita de proteínas essenciais à saúde. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em suas formas naturais. 

 

Adicionar um pouquinho de texto

 

Lembrando que cada tipo de pessoa tem um gasto energético, podendo variar para mais ou menos a necessidade calórica diária. 

 

 

Gostou deste post sobre Alimentação Saudável? Então, deixe o seu comentário. Até a próxima!

 

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado