INSS alerta que segurados devem ficar atentos às notificações enviadas pelo Meu INSS, SMS e e-mail

Categorias: Notícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta que diversas notificações têm sido enviadas todos os dias para segurados e beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS, SMS e e-mail. Esses informes se referem à reabertura gradual das agências, aos serviços disponíveis e aos procedimentos necessários para o atendimento presencial.

“O objetivo é informar o máximo sobre as novas medidas que estão sendo implantadas nesse período de pandemia para que o cidadão obtenha um melhor atendimento e somente se dirija a uma agência quando for realmente necessário e após realizar agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS”, informa.

Reabertura sem perícia

 

Desde segunda-feira (14), o INSS inciou a reabertura gradual das agências com atendimento com hora marcada, mas sem o serviço de perícia médica até que sejam atendidas as exigências dos médicos peritos. As perícias vão continuar suspensas, em todo o país, pelo menos até esta quarta-feira, de acordo com o próprio órgão.

Na segunda-feira (14), muitas pessoas tinham atendimento marcado, mas não foram atendidas após os médicos decidirem não retornar ao trabalho, alegando falta de segurança neste momento.

O INSS ainda não informou quando o atendimento será normalizado – disse apenas que será o mais brevemente possível após inspeções comprovarem a adequação dos consultórios.

De acordo com o diretor de atendimento do INSS, Jobson Oliveira, quem tinha agendado perícia médica e teve o atendimento cancelado terá o reagendamento feito automaticamente.

“Nós vamos fazer de forma ativa essa remarcação para ela. Para a pessoa saber se teve a remarcação feita basta ligar para o 135, ou entrar no aplicativo Meu INSS, ou então ir a um dos nossos mais de 3 mil acordos de cooperação técnica em todo o Brasil, e aí ele vai ter a informação da remarcação que a gente vai fazer de ofício, mas dando ciência à pessoa”, disse Oliveira ao Bom Dia Brasil.

O INSS informou que será possível verificar se a perícia retornou através do endereço covid.inss.gov.br.

Serviços retomados

 

Segundo o INSS, está sendo retomado o atendimento presencial apenas para:

  • avaliação social;
  • cumprimento de exigências;
  • justificação administrativa ou judicial;
  • reabilitação profissional.

 

Solicitações de aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade continuam sendo feitos remotamente. Já a prova de vida segue suspensa até 30 de setembro.

Só serão atendidos segurados com agendamento, que deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Fonte: Agência Globo G1

rodape

Comente

O seu endereço de email não será publicado