Expectativa de inflação sobe para 5,3% ao ano entre consumidores, aponta FGV

Categorias: Notícias

A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes subiu 0,1 ponto percentual, para 5,3% ao ano no mês de fevereiro, informou nesta terça-feira (23) a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo levantamento.

 

 

 

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a mediana subiu 0,3 ponto.

 

 

 

Segundo a FGV, o aumento da expectativa de inflação segue impactada pelo movimento de alta de alimentos e bebidas, produtos com elevada participação na cesta de consumo dos brasileiros.

 

 

 

A alta da expectativa mediana para a inflação nos próximos 12 meses foi influenciada principalmente por um aumento das expectativas dos consumidores de menor poder aquisitivo: para os consumidores com renda familiar mensal até R$ 2,1 mil a expectativa de inflação registrou aumento de 0,3 ponto, para 6,1%.

 

 

 

Segundo pesquisa Focus do Banco Central, os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação em 2021para 3,82%, acima da meta central deste ano, que é de 3,75%. Pelo sistema de metas, não haverá descumprimento se a inflação oscilar entre 2,25% e 5,25% em 2021.

 

 

 

 

Fonte: Agência Globo G1

 

 

 

 

 

 

120x120

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado