RH Estratégico: Plano de ação transformador que impulsiona negócios

Postado em: Categorias: Gestão RH

As empresas ocupam um posto significativo na existência humana, pois buscam sanar os anseios e fazer parte das conquistas de cada indivíduo. Podem, também, ser consideradas como fonte de motivação e eficiência, além de obter respostas mais ágeis diante de estratégias inteligentes. Estamos falando de “RH Estratégico”. Acompanhe!

 

O mercado atual busca por inovação, tanto em produtos como em modelos de gestão. Em muitos casos, essas gestões, com proposta autoconfiante, ditam novos costumes e podem servir como exemplo para outras organizações.

 

A gestão estratégica, em Recursos Humanos, é uma das vertentes neste meio empresarial. O departamento despontou já na Revolução Industrial, com o objetivo de organizar os vínculos estabelecidos entre gestor e colaborador.

 

A conduta, a princípio, era totalmente diferente do que se mostra nas gestões atuais. O RH, por muitos anos, era visto apenas como ditador de regras, fiscalizador e responsável apenas por cerimoniais sociais dentro da empresa. Porém, com a evolução mercadológica e social, os objetivos foram acompanhando a necessidade real que o setor precisou implementar nas organizações. Podemos dizer que o eixo central do RH era meramente cumprir com obrigações administrativas de “pessoal” e de grupos de trabalho, com forte ligação na gratificação, ao cumprimento de regras, sem ativar as competências relacionadas ao indivíduo, como atualmente são requisitadas e desenvolvidas.

 

Já que estamos fazendo um comparativo e voltando no tempo, não podemos deixar de citar que o departamento de Recursos Humanos teve seu contexto alterado. A partir do momento que a psicologia se aliou à administração, a ciência humana gerou grande influência, pois trouxe, para as antigas gestões, um novo olhar quanto às conexões humanas. Portanto, de uma forma resumida, a grande transformação em gestão de pessoas ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, onde os conceitos dos vínculos humanos foram reposicionados para estudos e pesquisas comportamentais, dando lugar a condutas humanizadas, através da gestão de competências.

 

 

Antes de prosseguirmos, não podemos deixar de citar dois pontos que são análogos, entretanto são completamente distintos. O Recursos Humanos e o Departamento Pessoal, por mais que sejam observados como um único departamento, e desenvolvam atividades conjuntas com uma mesma missão, são dissemelhantes. Aliás, essa visão também já está se transformando e, aos poucos, será reconhecido cada qual no seu universo de atuação.

 

 

 

 

Recursos Humanos e Desenvolvimento

 

A peça chave para um gerenciamento satisfatório e a garantia de um desenvolvimento alinhado é a gestão, a estratégia e o comprometimento do setor de Recursos Humanos.  É fato que, quando o RH é bem “estruturado” dentro das organizações, os resultados são surpreendentes. As escolhas das estratégias corporativas precisam seguir lado a lado com os planos desenvolvidos com o RH. Assim, a gestão de pessoas continuará a evoluir para se adaptar às necessidades das organizações.

 

O que significa RH Estratégico?

 

As organizações, ao longo dos anos, mudaram e, por consequência, as demandas são outras. O mundo dos negócios sofre alterações constantes, e essas mudanças afetam diretamente as organizações que precisam estar alinhadas com a necessidade do mercado. Não podemos esquecer que a “estratégia” é o caminho para atingir objetivos, e o ideal é que esta seja a favor do coletivo. Portanto, RH Estratégico é a habilidade de incorporar o valor das pessoas aos negócios, garantindo metas satisfatórias, com ações que respondam à urgência da empresa.

 

 

Como implementar este perfil de gestão nas organizações?

 

É fundamental que a equipe de Recursos Humanos esteja harmonizada e pronta para essa transição de comportamento e pensamento. Para que, assim, possam ser definidas as ações que implementam o RH Estratégico. Portanto, traçar um mapa de ações e/ou um fluxograma ordenado deixará claro o passo a passo para você e sua equipe. 

 

 

Checklist de algumas ações essenciais no RH Estratégico

 

É claro que não é tão simples, não há passe de mágica e receitas prontas, tão pouco. Contudo, o profissional de RH precisa ser visionário, enxergar além do que se pode ver e acreditar que, aos poucos, com determinação e observação, é possível ter uma gestão mais produtiva. Abaixo estão algumas ações que podem nortear seu plano de ação. 

 

  • Preparar a equipe do RH para o novo modelo de Gestão de Pessoas;
  • Alinhar estratégias para desenvolver projetos eficientes;
  • Enxergar as metas e os principais objetivos da empresa;
  • Compreender o que a organização precisa, seja em processos internos, mercadológicos ou financeiros;
  • Desenvolver projetos com metodologias proativas que atendam às necessidades da organização;
  • Mensurar resultados de projetos; 
  • Desenvolver e organizar o planejamento estratégico de RH de maneira periódica, alinhada com as prioridades já identificadas;
  • Avaliação das práticas dentro da organização.

 

 

É muito importante que a equipe esteja engajada nas mudanças necessárias e que esta oportunidade seja um incentivo para desenvolver novas competências, desde a compreensão do mundo dos negócios à capacidade de negociação, gestão de novos projetos e mensuração deles. 

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

 

 

 

 

 

 

rodape

Comente

O seu endereço de email não será publicado