Qual a diferença entre processo e projeto?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empresarial, Financeiro, Gestão, Liderança, Marketing pro07-31-blog

Entenda as especificidades de cada qual.

 

Processo e projeto são dois dos termos relacionados ao cotidiano empresarial que, embora apresentem certa semelhança, não se confundem. Um ponto em comum entre eles é que ambos são fundamentais para o desempenho das empresas.

Confira, a partir disso, não só a diferença entre processo e projeto como também os principais tipos de processo além do que constitui o ciclo de vida de um projeto.

O que é processo?

Um processo pode ser definido como um conjunto de tarefas ou etapas que reúnem insumos, ou seja, informações, métodos, materiais, pessoas e máquinas, agregando-lhes valor e fornecendo produto ao cliente, o que pode ser algo físico, informação ou serviço.

Quais os principais tipos de processo?

Processos de negócio/finalísticos/essenciais: simbolizam a essência do funcionamento da empresa; geram o produto ou serviço para o cliente externo; diferem-se de uma empresa para outra. Um exemplo corresponde ao atendimento dos pedidos da clientela em uma empresa do ramo de serviços.

Processos de apoio ou de suporte: geram produtos invisíveis aos clientes externos, ou seja, não entregam valor diretamente a eles. É o que se vê no recrutamento e seleção de pessoal além de contas a pagar e contas a receber de uma empresa.

Processos gerenciais ou de gerenciamento: abrangem as ações que os gerentes devem realizar para subsidiar os processos de negócios. Um exemplo de tais processos é a definição de metas.

O que é projeto?

Já um projeto, por sua vez, corresponde a um estímulo momentâneo empregado para gerar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Assim, enquanto o processo é contínuo e traz resultados uniformes, o projeto se caracteriza por ser temporário e criar algo único.

Qual o ciclo de vida de um projeto?

Para o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI), responsável por publicar o PMBOK, isto é, um guia com as boas práticas relativas ao gerenciamento de projetos, estes possuem várias fases. Esse conjunto de etapas refere-se ao ciclo de vida do projeto e abrange os seguintes pontos:

  •  Início do projeto;
  • Organização e preparação;
  • Execução do trabalho referente ao projeto;
  • Encerramento do projeto.

As fases acima, em regra, são sequenciais. No entanto, podem também se sobrepor, ou seja, se dar ao mesmo tempo.

 

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