O que é compliance?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Educação, Empresarial, Financeiro, Gestão 10-17-blog

Veja, inclusive, os principais benefícios de implementá-lo na empresa.


Nos últimos tempos, são muitas as referências ao termo “compliance” no universo corporativo.  Só para se ter uma ideia do interesse pelo assunto, o volume mensal de pesquisas em português, na internet, por esta palavra-chave aponta mais de 70 mil buscas.

Mas você sabe, de fato, o que é compliance? Confira a seguir não só o significado do termo como também suas principais vantagens para a empresa além de como o contador auxilia a organização a colocá-lo em prática.

Entenda o que é compliance

Compliance provém do verbo em inglês to comply, que significa cumprir, obedecer, agir conforme uma regra, e se refere a estar em conformidade com leis, modelos éticos e regulamentos internos e externos.

Em outras palavras, uma empresa em compliance é aquela que segue leis e normas. O intuito é que, com o compliance, a organização atue no mercado de maneira orientada, de modo que os riscos sejam reduzidos.

As práticas devem ser guiadas por Código de Conduta e também por Políticas da organização, com atos especificamente direcionados ao combate de ilícitos.

Isso tudo porque, nos últimos anos, foram muitas as notícias de empresas envolvidas em escândalos de corrupção, tais como desvios e pagamento de propina em troca de favores.

Vantagens do compliance para as empresas

Maior eficiência

A partir do momento em que uma organização fixa padrões comportamentais e direcionados para o atendimento da legislação vigente, das normas técnicas e outros modelos para o funcionamento adequado do empreendimento, a eficiência acaba se tornando um efeito natural.
A empresa que observa as normativas em vigor diminui riscos para o negócio, assegurando maior performance e, assim, resultados mais significativos, não só em termos de lucratividade como também em relação à concorrência.

Maior produtividade

Ao trabalhar em uma organização correta, que realiza o cumprimento de seus deveres e se mostra atenta a suas ações, o empregado obtém maior segurança e satisfação em suas atividades.
Dessa forma, em meio a esse cenário positivo, existe mais motivação e engajamento para as tarefas, gerando, consequentemente, maior produtividade.

Conservação civil e criminal

Ao evitar e diminuir a possibilidade de atitudes não padronizadas, o compliance reduz o nível de exibição e compromisso da alta administração da empresa no que se refere a possíveis irregularidades ou ilegalidades dos empregados.

Otimização da imagem da organização

Com o intenso avanço das redes sociais e da internet de modo geral, as empresas estão mais expostas às pessoas e aos órgãos competentes. Nesse contexto, organizações que possuem sólido programa de compliance dispõem de mais confiabilidade, o que auxilia na visibilidade e prospecção de clientes, parcerias e investimentos.

Compliance contábil

Do ponto de vista da contabilidade, o compliance auxilia a empresa a conservar o valor das informações prestadas em obrigações acessórias, demonstrações financeiras, balancetes, aplicação de princípios contábeis na atuação, entre outros processos desempenhados pelos profissionais da área.

Dicas para implantação do compliance

1 – Execute uma análise de riscos a fim de compreender os obstáculos da organização e os esforços a serem empregados.

2 – Com a contribuição de especialistas, crie um código de conduta, em linguagem simples e acessível à compreensão de todos.

3 – Divulgue de modo proativo, por meio dos canais de comunicação empresarial, a relevância de seguir as regras e os procedimentos para avanço do compliance.


Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para ler nosso post sobre como fazer um plano de contas.

Não deixe, inclusive, de baixar a 12ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos conteúdos a respeito do eSocial, da e-Financeira, das normas contábeis e muito mais. Clique aqui e acesse já!

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Um comentário sobre “O que é compliance?

Comente

O seu endereço de email não será publicado