BPO: Saiba como usar essa ferramenta a seu favor

Postado em: Categorias: Financeiro BPO

Produtividade, agilidade e eficiência. Estes três vocábulos, têm aparecido de maneira constante, inclusive quando o assunto está ligado a estratégias e a gestão de negócios, pessoas e serviços. Os processos dentro de uma empresa, ajustam um ritmo alinhado para a conclusão das atividades desenvolvidas. O BPO financeiro, tem sido a cereja do bolo, do setor contábil. Acompanhe!

O mercado de maneira geral, está em constante transformação e a tecnologia tem grande participação neste desenvolvimento. Por meio da tecnologia, todas as áreas de negócios ganham mais agilidade e melhores resultados. Assim tem sido ramo Contábil, cada vez mais inserido no mundo digital, o profissional desta área, têm buscado soluções e reinventando a maneira de aplicar a Contabilidade, transformando-a em uma “Contabilidade Construtiva”, oferecendo gestões mais assertivas, proporcionando um repertório amplo ao seu cliente.

 

Em alta, o Business Process Outsourcing ou BPO tem sido um dos modelos de gestão, energético e de ótima opção para defrontar diferentes contextos, quando se fala de gestão de processos no mundo dos negócios. Afinal, você assim como eu, ao iniciar a pesquisa sobre o assunto, deve estar se perguntando ou até ter algumas dúvidas sobre “o que é BPO financeiro e quais são as melhores práticas adotadas através da Terceirização de Processos de Negócios?”

 

Então, vamos ao conceito:

 

Business — Negócio

Outsourcing — Contratação Externa

 

O que é BPO Financeiro?

O termo em inglês “Business Process Outsourcing” que deu origem a sigla BPO, em sua tradução literal, quer dizer “Terceirização de Processos de Negócios”. Portanto, está relacionado a contratação de uma empresa externa ou profissional, para realizar outras atividades em áreas específicas da contratante e que necessitam de uma atenção maior. A terceirização viabiliza os demais processos, até então, anteriormente administrados internamente.

 

 

Na esfera contábil, o BPO financeiro, a integração deste gerenciamento, oportuniza agregar o universo contábil ao fiscal, e como resultado positivo, minimiza possíveis pendências. Aliás, o BPO, não traz só benefícios ao cliente, e sim para o próprio negócio. A proposta é descentralizar os serviços, adotando estratégias administrativas.

 

 

Ou seja, se transfere os processos ou ao menos parte destas atividades financeiras da empresa, a um especialista, no caso o Contador (a), e/ou, Consultor (a) Contábil. Em contrapartida, o gestor pode se direcionar a outras atividades também de importância para a expansão de mercado. O método atende muito bem as necessidades das Micro e Pequenas Empresas, assessorando, também, na tomada de decisões.

 

 

Contabilidade e BPO Financeiro

 

Confira 8 razões favoráveis que o especialista pode oferecer para o seu cliente:

  1. Otimização de todos os processos financeiros
  2. Melhoria no desempenho de negócios
  3. Aumento de produtividade
  4. Evolução de mercado
  5. Acesso rápido às informações financeiras
  6. Redução de gastos
  7. Transparência de dados
  8. Prognose

 

Veja alguns exemplos do que é possível gerenciar com o BPO Financeiro:

  • Contas a pagar
  • Contas a receber
  • Conciliações bancárias
  • Gestão de Documentos
  • Emissão de Notas
  • Provisão de pagamentos
  • Gerar Boletos
  • Emissão de Relatórios
  • Administrar documentos em nuvem
  • Controle de Estoque
  • Análise de Resultados
  • Fluxo de Caixa.

 

É importante destacar que alguns serviços elencados, depende muito da contratação dos serviços que serão implementados, através do “Business Process Outsourcing”. O planejamento traçado, pelo profissional, deve ser claro e objetivo. Afinal, é por meio deste plano de ação que tanto o especialista como o gestor, estarão alinhados com as medidas que serão tomadas na empresa.

 

 

Não se esqueça que estamos diante de uma grande mudança de comportamento social, e a tecnologia, aliada a transformação digital continuará a ser, um dos principais commodities. É indispensável ter bons sistemas, ferramentas que tragam segurança, precisão ao cumprir com as atividades e que garanta uma gestão modelo e assim, assegurar uma organização contábil objetiva.

 

 

Principais passos para oferecer o BPO Financeiro:

  1. Especializar-se na área para oferecer melhor estrutura para o seu cliente;
  2. Defina um mapeamento claro dos serviços que você pode assumir como terceirizado;
  3. Saiba precificar seu trabalho, fique atento (a) as propostas que já existem no mercado e traga para sua realidade de mercado;
  4. Busque ferramentas que otimizem as suas estratégias;
  5. Tenha seu diferencial no atendimento e na captação de clientes.

 

 

Lembre-se que você Contador, e/ou, Consultor Contábil estará auxiliando nas decisões, portanto é bem provável que cada atitude se transforme em uma oportunidade de salvar empresas da falência e da crise. Por conseguinte, é imprescindível deixar ciente o seu cliente das mudanças e transformações que podem ocorrer na organização.

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.

rodape

Comente

O seu endereço de email não será publicado