Qual a diferença entre vírus e worm?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empreendedorismo, Empresarial, Gestão, Tecnologia network-3664108_1920 seg info

Fique por dentro das especificidades de cada qual.


Em meio aos avanços da tecnologia, não só os usuários em geral como também as empresas devem estar atentos às ameaças virtuais, tendo em vista que muitas ações, se realizadas sem o cuidado e o conhecimento devidos, podem comprometer dados, informações e projetos de valor tanto do ponto de vista individual quanto coletivamente.
Assim, conheça abaixo as principais diferenças entre vírus e worm, duas das mais comuns ameaças virtuais às quais se está sujeito no dia a dia:

Vírus

Pode ser definido como um segmento de código de computador, geralmente malicioso, que se multiplica criando cópias de si mesmo e se tornando parte de demais programas e arquivos.
Os programas contaminados pelo vírus são considerados “hospedeiros”, e a execução destes, por sua vez, é o ponto de partida para manifestação do vírus.
Em outras palavras, para que seja possível se tornar efetivo e prosseguir com a infecção, o vírus está sujeito a execução do arquivo ou programa hospedeiro.

Worm

Já o worm, por sua vez, é um programa apto a se disseminar automaticamente pelas redes, transmitindo cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.
Dessa forma, diferentemente do vírus, tal ameaça não requer a existência de hospedeiros, isto é, age com foco no aproveitamento automático de vulnerabilidades presentes em programas instalados nas máquinas.
Assim, de acordo com a Cartilha de Segurança para Internet do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o worm envia cópia de si próprio automaticamente pela rede e por e-mail, ao passo que o vírus insere cópia de si próprio em arquivos.
Do ponto de vista dos recursos, por fim, o vírus altera e/ou remove arquivos, enquanto o worm consome grandes quantidades de recursos.

Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

 E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

 Aproveite e clique aqui para baixar a 9ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos um conteúdo sobre Certificação Digital.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado