Qual a diferença entre phishing e pharming?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empresarial, Tecnologia Blogg-6-08

Conheça as particularidades de cada um.


Diante dos avanços tecnológicos, não só os usuários em geral como também as empresas devem estar atentos às ameaças virtuais, na medida em que muitas ações, se executadas sem a cautela e o conhecimento devidos, podem comprometer dados, informações e projetos de valor tanto do ponto de vista individual quanto coletivamente.

Assim, confira abaixo as principais diferenças entre phishing e pharming, duas das mais comuns ameaças virtuais às quais se está sujeito no cotidiano, além de 5 dicas de como se proteger delas.


Phishing
Por intermédio do phishing ou phishing-scam, tenta-se obter dados pessoais e financeiros de um usuário, explorando a combinação de meios técnicos e engenharia social (usada para obter acesso a informações sigilosas em organizações e sistemas, por meio do proveito da confiança das pessoas).

Em outras palavras, por meio do envio de mensagens eletrônicas, ocorre a tentativa de se passar pela comunicação oficial de uma instituição conhecida (bancos, empresas, portais conhecidos, etc.)

A partir disso, na comunicação, informa-se que a não execução das ações propostas pode gerar sérios efeitos, tais como cancelamento cadastral, inscrição em serviços de proteção ao crédito, entre outros.

Dessa forma, o usuário é induzido a fornecer informações pessoais e financeiras, em formulários contidos na mensagem ou por meio do acesso a endereços falsos, os quais visam a se passar pela página oficial da instituição.


Pharming
Já o pharming, por sua vez, corresponde a um tipo específico de phishing, cujo intuito é corromper o Domain Name System (DNS), responsável, em linhas gerais, por localizar e traduzir os endereços dos sites digitados nos navegadores.

Assim, o usuário tem o objetivo de acessar um site legítimo, mas seu navegador é redirecionado, de modo transparente, para uma página falsa, isto é, a URL de um site passa a apontar para um servidor distinto do original.


Dicas para proteção contra Phishing e Pharming

  1. Conserve o sistema operacional atualizado;
  2. Verifique a URL dos sites que acessa para assegurar que estejam corretas;
  3. Atualize o navegador: versões atualizadas do Internet Explorer e de outros navegadores abrangem ferramentas anti-phishing;
  4. Possua um provedor confiável e se atente aos sites que acessa;
  5. Utilize um software de segurança que garanta a confiabilidade dos sites;

 

Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para baixar a 11ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos conteúdos a respeito do Bloco k, da declaração anual do MEI, do Imposto de Renda 2019 e muitos mais.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado