Qual a diferença entre missão, visão e valores?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empresarial, Gestão, Marketing, Tecnologia businessman-3075837_960_720eeeeddiittt

Entenda o que separa cada conceito do dia a dia empresarial.


Quando o assunto é formação, estruturação e desenvolvimento empresarial, as definições de missão, visão e valores são essenciais, não é mesmo?

Com base nesses conceitos, há possibilidade de elaboração do planejamento estratégico da empresa, que é aquele conduzido pela cúpula, ou seja, por seus diretores.

Esse planejamento, inclusive, é considerado de longo prazo e abrange a empresa como um todo, de modo sistêmico. Nele, há interação entre o ambiente interno da organização com o ambiente externo.

A partir disso, revistos alguns pontos sobre o mais conhecido dos níveis de planejamento, saiba a seguir a diferença entre missão, visão e valores.

Ah, negócio e objetivos estratégicos, embora não tão populares quanto os demais, também possuem definições importantes do ponto de vista empresarial e vamos esclarecê-las. Confira!

Diferença entre missão, visão e valores

Missão: é a razão de existir da empresa na sociedade, conduzindo a estratégia organizacional.  Responde à questão: para que servimos?

Visão: corresponde à visão de futuro sobre como a empresa se enxerga no horizonte estratégico.  Responde à questão: como nos vemos?

Valores: referem-se às justificativas para o comportamento dos integrantes da empresa que são vivenciados na cultura da organização. Os valores afirmados de maneira estratégica simbolizam o desejo de valores da empresa, não necessariamente os que são vividos do ponto de vista prático.

Negócio e Objetivos estratégicos: o que significam?

Negócio: nada mais é do que a atividade desempenhada pela empresa. Responde à pergunta: o que fazemos? A definição de negócio está inclusa na missão.

Objetivos estratégicos: confundidos, muitas vezes, com a visão, os objetivos estratégicos são afirmações sobre o que a empresa quer atingir ou obter estrategicamente. Para evitar trocar objetivos por visão, é recomendado ter em mente que há afirmações que não só podem ser classificadas uma coisa como também outra.

Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para baixar a 11ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos conteúdos a respeito do Bloco k, da declaração anual do MEI, do Imposto de Renda 2019 e muitos mais.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado