Quais os níveis de planejamento em uma empresa?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empresarial, Gestão, Marketing 27-11

Do estratégico ao operacional: confira as especificidades de cada um.

 

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional.

O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização. Tal planejamento, inclusive, é considerado de longo prazo e abrange a empresa como um todo, ou seja, de modo sistêmico. Nele, há interação entre o ambiente interno da organização com o ambiente externo.

Além disso, em tal nível, são definidos a missão (razão de ser da empresa), a visão (aonde a organização quer chegar) e os valores (preceitos básicos que norteiam a vida empresarial)

O segundo (tático), por sua vez, tem foco no médio prazo e sua visão é voltada ao âmbito departamental. Nele, são estabelecidas metas e construído ambiente propício para que as ações designadas no planejamento estratégico se concretizem.

O terceiro (operacional), por fim, com ênfase no curto prazo, diz respeito ao planejamento que visa a implementar os planos específicos estabelecidos no âmbito tático. Em outras palavras, enquanto o nível estratégico abarca a empresa como um todo e o tático focaliza cada departamento, tal planejamento tem foco na tarefa ou operação.

Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para conferir nosso post recente com 10 termos contábeis que todo profissional deve conhecer.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

 logotipo-netspeed

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado