Como lidar com os problemas em uma empresa?

Postado em: Categorias: Empresarial Blog

Matriz GUT permite estabelecer escala de prioridades diante de situações.

Na área empresarial, é comum que os gestores se deparem ao mesmo tempo com vários tipos de obstáculos. Nesse sentido, por meio da Matriz GUT, criada por Charles Kepner e Benjamin Tregoe, há possibilidade de priorizá-los e tratá-los conforme os critérios de Gravidade, Urgência e Tendência.

A partir disso, do ponto de vista da gravidade, verifica-se se um problema pode comprometer muito os resultados da empresa. Em outras palavras, um obstáculo é considerado grave sempre que sua existência ocasionar dano considerável para as atividades da organização.

Já sob o prisma da urgência, por sua vez, constata-se se um transtorno será trazido à tona rapidamente ou não. Dessa forma, um problema pode ter elevado grau de gravidade, mas com possibilidade de se manifestar apenas após alguns anos, ao passo que um obstáculo que provavelmente ocorrerá no dia seguinte possui maior urgência.

E, por fim, no que se refere ao último critério, um obstáculo pode ser grave, por exemplo, mas sua tendência ser positiva, isto é, quanto mais tempo passar, menor será seu efeito. Em outras palavras, em relação à tendência, parte-se da lógica do “se nada for feito”.

Comente

O seu endereço de email não será publicado