Como funcionam as Planilhas de Cálculo?

Postado em: Categorias: Contabilidade, Empreendedorismo, Empresarial, Gestão, Marketing, Tecnologia 10-24-blog - 0511

Entenda a lógica das principais funções a fim de automatizar tarefas.

 

No dia a dia empresarial, vários são os instrumentos que podem auxiliar não só no planejamento como também na organização dos processos e projetos.

Nesse contexto, estão as planilhas de cálculo, vistas, muitas vezes, como algo complexo e de baixo custo-benefício diante do esforço empregado.

Confira, a partir disso, algumas das principais funções relacionadas às planilhas a fim de ajudá-lo na tarefa alcançar resultados positivos em suas atividades, otimizando, é claro, um dos bens mais preciosos, senão o mais precioso, o tempo.

 

Função Soma

Visa a adicionar todos os números especificados como argumentos, que podem ser um intervalo, uma referência de célula, uma constante, entre outros.
Exemplos

=SOMA(A1:A7) adiciona todos os números presentes nas células A1 a A7.

 

=SOMA(A2;A4;A7) adiciona todos os números constantes nas células A2, A4, A7.

 

Função Média

Seu intuito é retornar a média dos argumentos, isto é, somam-se os valores e divide-se o resultado pela quantidade de valores. Vejamos o exemplo:

=MÉDIA(A1:A5) soma os elementos do intervalo e, em seguida, divide o resultado da soma por 5, que se refere à quantidade de elementos somados.

 

 

Função SE

Retorna um valor se uma condição especificada for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se essa condição for avaliada como FALSO. Vamos ao exemplo:

=SE(A1>7;”Aprovado”;”Reprovado”)

 

A partir disso, a função retorna “Aprovado” se a célula A1 for superior a 7 e “Reprovado” se inferior ou igual. Assim, a sintaxe dessa função é =SE(teste_lógico; [valor se verdadeiro];[valor se falso])

 

 

Função CONT. NÚM

Seu objetivo é retornar a quantidade de células que possuem apenas números. Dessa forma, se, por exemplo, as células A1, A2, A3 e A4 forem preenchidas, respectivamente, com “2”, “3”, “4” e “Hoje”, o resultado de =CONT.NÚM(A1:A4) será 3, que é a quantidade de células preenchidas com números.
A célula A4, por sua vez, cujo conteúdo é “Hoje”, será desprezada nesse caso, tendo em vista não se tratar de número.

 

 

 

Função CONT.VALORES

Semelhante a CONT.NÚM, a função CONT.VALORES realiza a contagem de células preenchidas, independentemente do tipo de conteúdo inserido. Em outras palavras, tal função não diferencia números e letras, contabilizando quaisquer valores presentes nas células.

 

 

Planilha grátis

Para ter acesso a um modelo de Planilha de Orçamento, no qual é possível colocar em prática estas e outras funções, basta clicar aqui para fazer o download.

 

 

Curso gratuito

Além disso, é óbvio que, para construir um conteúdo completamente, é necessário conhecer mais sobre funções, ferramentas e recursos relacionados às planilhas. Dessa forma, confira o nosso Curso de Excel.

 

 

Netspeed Mais – Você com mais conteúdo

 

E aí ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Aproveite e clique aqui para baixar a 9ª edição da Netspeed Revista, na qual trazemos um conteúdo sobre Certificação Digital.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

Comente

O seu endereço de email não será publicado