Ano de 2020 alcança número significativo de novos empreendedores

Postado em: Categorias: EmpreendedorismoTagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , empreendedor

O ano de 2020 continua a nos surpreender. Desde o início da pandemia, nos deparamos com índices, pesquisas e números que retratam como anda a nossa economia e quais são os reflexos que o coronavírus continua a provocar no mundo, em especial no Brasil. Contudo, o número de novos empreendedores marca este ano e o cenário de crise passa a dar espaço a um novo panorama econômico.

 

Aliás, se realizarmos uma breve retrospectiva deste ano, veremos alterações importantes, como a Reforma da Previdência, redução da taxa Selic e o número de desemprego. Porém, as expectativas para 2020 foram impactadas desde que o vírus foi anunciado.  

 

 

 

Para se ter uma noção dos efeitos da pandemia, especialistas da área da economia presumem uma redução do PIB (Produto Interno Bruto) próxima a 4,5%. Em setembro deste ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o Brasil, só no mês citado, alcançou um resultado que ultrapassou dados anteriores. 

 

 

 

A sondagem mostra que o Brasil fechou, no mês nove, com 13,5 milhões de desempregados, o que alcança 3,4 milhões. Este é o maior número registrado desde maio, que evidencia um aumento de aproximadamente 33,1%. O número de desemprego atingiu 14 milhões de pessoas.

 

 

 

Em contrapartida, apesar das notáveis alterações socioeconômicas, o período mostra um número elevado de pessoas que resolveram empreender e superar o período de instabilidade econômica.

 

 

 

Em tempos de crise, novos negócios surgiram e, com este movimento, a possibilidade de alterar o momento econômico no país. 

 

 

 

O mais interessante deste novo perfil de negócios e empregos é que, na expectativa econômica do ano de 2019 para 2020, já se previa uma busca por empreender mais. Contudo, a pandemia, como já citamos em outros artigos, acelerou muitos processos, desde a busca por soluções em inovação e tecnologia à superação dos efeitos colaterais causados pela COVID-19.

 

 

 

Com índice elevado de desemprego, o país, em alguns meses, apresentou nova postura diante da crise. Como resultado positivo, a taxa de microempreendedores cresceu e o país registrou um aumento de 14, 8% de MEIs abertas, atingindo 10,9 milhões de inscrições, comparando com o ano de 2019.

 

 

 

De acordo com a Agência Brasil, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal, entre o final de fevereiro e o final de setembro, antes do início da pandemia, foram 1,15 milhão de novos procedimentos. Além de ter mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, o setor também representa 99% das empresas privadas e 30% do Produto Interno Bruto do país (PIB, soma dos bens e serviços produzidos).

 

 

 

Além disso, conforme dados do Ministério da Economia, as empresas que optarem pelo Simples Nacional vão gerar mais da metade dos empregos formais (cerca de 55% do estoque total de empregos formais) e participar de 44% dos gastos com salários.

 

 

 

Portanto, ao que tudo indica, com a chegada da vacina e com a retomada das atividades, mesmo que este retorno seja aos poucos e progressivo, há uma energia positiva ao falarmos sobre o desenvolvimento do país em 2021. 

 

 

 

Se você está inserido no número de novos empreendedores, separamos algumas dicas para que seu negócio continue a crescer. Acompanhe!

 

 

Negócios e o Digital

 

 

É comum que a maior parte das pessoas pense em inovação ligada ao lançamento de serviços, mas vai muito além dessa concepção. Ou seja, está ligada a serviços, softwares, governos, negócios, educação, empreendedorismo. A tendência permanece a mesma, porém, entender as necessidades reais é o caminho para encontrar soluções simples e com alto poder de resolução para questões complexas.

 

 

 

O digital estará ainda mais presente em todos os nichos, inclusive nos pequenos empreendimentos, investindo no posicionamento da marca, sem deixar de lado os canais digitais e plataformas que somem com seu negócio.

 

 

 

Fique mais a par sobre o Marketing Digital e use essa ferramenta para gerar novas oportunidades de vendas. O Sebrae oferece diversos cursos para empreendedores e o Marketing Digital é um deles.

 

 

 

Veja 4 razões para investir no digital

 

 

Alcance:

Amplie suas possibilidades de negócios com a presença digital, que não se limita apenas às redes sociais, mas traz outras vias, como o seu site, blog, e-commerce, dentre outros. A escolha destes canais está relacionada à estratégia que você irá traçar para posicionar o seu produto.

 

 

 

A internet permite que seu negócio seja visto por mais pessoas, em diferentes lugares, ampliando suas chances de negócios. Caso você tenha uma empresa, loja ou comércio físico, nada o impede de inseri-los no universo digital. Pelo contrário, é uma ferramenta a mais para auxiliar em suas vendas. 

 

 

 

Custos

 

 

 

Para se ter um negócio on-line ou até mesmo agregar o recurso digital a seu negócio, o custo é relativamente baixo. Isto, claro, se comparado com empreendimentos físicos.  Vale lembrar que anunciar no meio digital é mais barato do que outras ações publicitárias mais comuns.

 

 

 

Autonomia e flexibilização de tempo

 

 

Para quem está somente com negócios on-line, é possível administrar melhor o tempo e ganhar em produtividade. Afinal, a sua vitrine de serviços está à disposição 24 horas, todos os dias da semana. Isso lhe permite realizar outras atividades, inclusive ligadas ao seu negócio. 

 

 

 

Atendimento ágil

 

 

Já tivemos provas concretas do quanto é importante a utilização da internet em diferentes segmentos. O serviço garante a conexão direta com o cliente, ou seja, o retorno dele quanto aos serviços prestados é mais ágil. Esse feedback do consumidor nos permite sanar dúvidas e fechar vendas.

 

 

 

De mais a mais, os seus clientes podem compartilhar e/ou recomendar sua marca a outros possíveis clientes, denotando credibilidade e confiabilidade a seus serviços.

 

 

A imersão digital é importante, mas é não podemos nos esquecer de outros detalhes, como:

 

Comunicação 

 

 

Por falar em atendimento ágil, apesar da mudança comportamental trazida pelo isolamento, em que descobrimos formas de realizar diversas atividades à distância, o relacionamento humano não pode de maneira alguma se perder. Não é porque o isolamento social nos trouxe diferentes condutas, que agora tudo será mais frio e automático. Pelo contrário!

 

 

 

Agora é hora de prestar mais atenção no seu cliente, demonstrando a importância que ele possui para o andamento do seu negócio, estabelecendo, assim, uma conexão rica em confiabilidade e fidelização.

 

 

 

Regularize seu negócio

 

 

Vimos, por meio dos dados levantados, que os números de MEIs são bem expressivos. Porém, a informalidade ainda existe, e, se este é o seu caso, o melhor é decidir pela formalização. Assim, você garante inúmeros benefícios e segurança. Para obter seu CNPJ é muito simples, e você mesmo pode inscrever sua empresa. Basta acessar o portal meibrasil.com e seguir o passo a passo. 

 

 

 

Conhecimento 

 

 

Estar atento ao mercado e procurar sempre estar atualizado, com informações, tendências, cursos e tecnologia é de fato a melhor opção para alcançar um patamar diferente no mundo dos negócios. Independentemente da pandemia, investir em inovação e ferramentas que otimizem a demanda dos seus serviços e garantam maior faturamento é uma opção inteligente.

 

 

Dê atenção ao seu caixa

 

 

Planejar também é uma das palavras que mais aparece, quando se trata de negócios, sejam eles novos ou não. O fato é que ficou bem claro que é necessário ter um bom planejamento e controle das finanças. Uma boa gestão financeira permitirá que futuras tomadas de decisões sejam mais seguras. Além disso, o caixa traz uma segurança para continuar no mercado e sobreviver a qualquer eventualidade. Por isso, dedique-se com afinco às finanças.

 

 

 

 

Por Vanessa Mandarano 

Revisão: Leandro Pessoa

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe os conteúdos Netspeed, siga nossa página no Instagram: @netspeedbrasil

Gostou desse post?! Conte-nos como ele foi útil para você!
   Para ter acesso a novidades e conteúdos de qualidade,
em primeira mão, acesse o Portal Educação: cva.netspeed.com.br/netspeed.
rodape

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado