10 termos em inglês que todo profissional contábil deve conhecer

Postado em: Categorias: Contabilidade 12-04-blog

Contadores possuem a cada dia função mais relevante e integrada.

 

Do ponto de vista profissional, conhecer uma nova língua, ainda que de forma primária, é essencial em meio à competitividade presente no mercado de trabalho, além de, muitas vezes, ser um dos fatores decisivos nos critérios de seleção das mais variadas empresas.

 

 

Na seara contábil, com grande abrangência, não é diferente, já que os profissionais da área possuem a cada dia função mais relevante e integrada no alcance dos propósitos estratégicos da organização de que fazem parte.

 

 

A partir disso, fique a par de 10 vocábulos em inglês listados pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro (SESCON-RJ) com que todo profissional contábil pode se deparar em suas atividades diárias:

 

 

Same Store Sales (SSS)

Usado no ramo comercial, é o comparativo das vendas declaradas das mesmas lojas que se encontravam no mesmo lugar no período atual e no mesmo período do ano anterior.

 

 

Break-even Point

Com tradução literal de “ponto de equilíbrio”, reflete o quanto o negócio precisa vender para não dar lucro e nem prejuízo.

 

É uma ferramenta relevante para a organização, já que, além de possibilitar a análise de viabilidade de um negócio, também permite o controle dos resultados.

 

 

Return on Investiments (ROI)

Trazendo-o para o português, pode-se falar em retorno sobre investimento, isto é, um indicador por meio do qual é possível saber quanto dinheiro a empresa está auferindo (ou perdendo) com cada investimento realizado.

 

 

Stakeholders

Stakeholder significa público estratégico e concerne a uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma organização, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

 

 

Spin-off

Bastante presente em conteúdos audiovisuais, é usado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. Na seara empresarial, é um negócio derivado de um já existente.

 

 

Brainstorm

Refere-se à tempestade cerebral ou à tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade.

 

É uma metodologia muito usada em empresas para resolver problemas específicos.

 

 

Budget

Com significado de orçamento, é frequentemente utilizado no meio empresarial para se referir ao orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa.

 

 

Forecast

O forecast, por sua vez, é a análise real do que foi projetado no budget. É uma comparação periódica (geralmente com periodicidade inferior à do budget) entre os dados estimados e os dados reais.

 

Se houver uma discrepância acentuada nessa comparação, a empresa pode determinar novas estratégias.

 

 

Core business

O termo Core Business concerne à parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é via de regra definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.

 

 

Turnover

A tradução mais próxima é rotatividade de pessoal. No universo de Gestão de Pessoas, está relacionada ao desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.

Comente

O seu endereço de email não será publicado