Gestão de Pessoas promove mudança de hábitos e gera integração, mesmo à distância

Postado em: Categorias: 20 anos de Netspeed

Com o objetivo de preservar a saúde física, mental e o equilíbrio emocional dos seus colaboradores, nunca foi tão imprescindível dedicar-se às atuações em Gestão de Pessoas; afinal, cada uma destas ações possui grande influência na qualidade das finalizações dos serviços prestados pela empresa. Confira o artigo de hoje!

 

A equipe de Gestão de Pessoas e Negócios, da Netspeed Tecnologia em Sistemas, tem se dedicado ainda mais perante o confinamento. Dentre tantas práticas, inclui-se a “Alimentação Saudável” e hábitos saudáveis, para que, conciliada a outras ações humanas, a produtividade seja mantida e o equilíbrio emocional, psíquico e físico continuem em harmonia.

De acordo com Dhara Franco de Andrade Tozetto, Analista de Negócios na Netspeed, gestão de pessoas, acima de tudo, auxilia a empresa a atingir seus objetivos e metas, seja de curto, médio e longo prazo. Quando as pessoas estão bem, entendem qual é sua importância na empresa e entendem, de uma forma sistêmica, a diferença que seu trabalho faz, e o alcance dos resultados esperados é uma consequência. 

 

Ações durante a quarentena

 

A Analista de Negócios, esclarece que as ações voltadas a este tema, “Alimentação Saudável”, são elaboradas com as dicas da nutricionista Gabryele, e disponibilizadas diariamente no grupo “Quarentena Netspeed”, onde os colaboradores trocam informações de diversos assuntos.

“Nos primeiros dias tivemos um período para adaptação, mas logo passamos a identificar ações para que a interação da equipe não fosse perdida e também para que os resultados e a produtividade dos colaboradores não fossem afetados. Hoje focamos em reuniões constantes, principalmente com os líderes de atendimento, para que possamos manter o foco da empresa. Acreditamos que, através das reuniões periódicas, com a troca de informações e dinâmicas constantes, os colaboradores poderão passar por esse período de maneira mais tranquila”, enfatiza.

 

Resultados alcançados durante o confinamento

Os resultados, após mais de setenta dias com a equipe em home office, têm sido significativos, em todos os sentidos. Já com relação à alimentação saudável, citada no post “Alimentação Saudável X Ambiente de Trabalho”, a analista reitera que, com o passar do tempo, é comum que todos fiquem mais ansiosos e acabem por ingerir maiores quantidades de alimentos processados, que não fazem bem à saúde devido aos altos índices de açúcar e sódio. Dessa forma, as dicas de preparos rápidos e saudáveis auxiliam nessas questões.

 

A interação em Home Office

Segundo Dhara, após a criação do grupo “Quarentena”, no comunicador interno da empresa, a interação de maneira informal vem se tornando mais significativa. As reuniões periódicas com líderes de atendimento, as avaliações de período de experiência, os treinamentos e as ações voltados à adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foram mantidos, mudando apenas para o meio virtual. 

 

Dentre as ações desenvolvidas até agora, a que mais repercutiu é o grupo “Quarentena Netspeed”. Com perfil descontraído, remete ao clima de amizade e às brincadeiras que aconteciam nos corredores e no horário de almoço.

 

“Estamos constantemente realizando reuniões rápidas com os líderes, para que seja mantido o acompanhamento. Com certeza, a interação quando trabalhamos de maneira presencial na empresa é melhor, mas a interação virtual é possível e atingível”, afirma.

 

A equipe de Recursos Humanos tem realizado dinâmicas com os demais colaboradores. A iniciativa tem sido essencial para que o dia a dia fique mais leve. Em parceria com a nutricionista Gabryele, as dicas diárias, em formato de posts e vídeos, continuam a fazer parte da rotina de trabalho. As dicas, que estão abaixo, foram compartilhadas com os colaboradores, e servem de inspiração:

 

 

  • Dicas de combinações práticas e saudáveis de pratos (quais alimentos e quantidade adequada para consumo);

 

  •         Receitas rápidas e nutritivas;
  •         Dicas de como identificar fome física e fome emocional;
  •         Dicas de como higienizar os alimentos antes de armazená-los ou consumi-los;
  •         Dicas para se manter hidratado.

 

No decorrer destes 76 dias em Home Office, além das dicas e acompanhamento nutricional, foram diversas as atividades desenvolvidas com as equipes:

Atividades, como Yoga, testes motivacionais de concentração e memória, disponibilizados para os colaboradores. Em alta, as publicações, como dicas de leituras, filmes e palestras, seguem à disposição, com o intuito de alimentar a criatividade e o desejo de produzir com qualidade e eficiência.

Confira, abaixo, algumas dicas que separamos para manter o ânimo e a energia: 

Ginástica Cerebral – Com atividades que auxiliem suas habilidades motoras e de concentração. Palavras cruzadas, testes de memória e raciocínio são ótimos.

Equilíbrio – Exercícios de meditação e respiração. Experimente-os! Há inúmeros canais no YouTube e, até mesmo, apps que ajudarão você a começar.

Durma bem – Cuidar da qualidade do sono é muito importante e faz toda a diferença no dia a dia.

Alimentação saudável – Como enfatizamos, a boa alimentação não é menos importante que todas as outras ações aqui citadas. Pelo contrário, é muito relevante para o bom funcionamento do seu organismo.

Ginástica laboral – Movimentar o corpo é essencial e previne doenças. Leia nosso post sobre Ginástica Laboral: 10 a 15 minutos garantem bem-estar e qualidade de vida.

Pense positivo: Momentos difíceis vão existir, como dizem. A diferença é como lidamos com eles. Então, alimentar bons pensamentos e ações também ajudam a ter mais tranquilidade no seu dia a dia e, claro, influencia os resultados no nosso trabalho.

Permitir-se: Apesar da correria, é importante respirar e permitir-se momentos de descontração. Busque atividades que relaxem a sua mente e obterá resultados satisfatórios, como: criatividade e desempenho. Aproveite e aprenda algo novo e, até mesmo, fora do comum. Desafiar-se é uma boa oportunidade para descobrir novas habilidades.

 

A maneira pela qual lidamos com os fatos pode direcionar o resultado final perante as escolhas tomadas. O ideal é manter o corpo e a mente saudáveis, para que, assim, a satisfação em trabalhar seja maior que qualquer adversidade.

 

 

 

Deixe seu comentário.

Para ter acesso a conteúdo de qualidade e a novidades em primeira mão, curta nossa página e fique ligado no nosso Facebook.

logotipo-netspeed

 

 

Comente

O seu endereço de email não será publicado